Pegando vários títulos distribuídos pela Sato Company, a rede de canais Telecine já exibiu ontem (20) os filmes de Hunter X Hunter e Bayonetta, mas há mais exibições nipônicas previstas para este mês. No próximo dia 27 de novembro, às 19h40, o Telecine Action preparou uma maratona com três filmes live-action baseados no mangá Death Note.

Os três filmes são: Death Note (2006), Death Note II – O Último Nome (2006) e Death Note: Iluminando um Novo Mundo (2016). Todos já tiveram exibições especiais nos cinemas brasileiros e aparecem atualmente no catálogo da Netflix (legendados).

A novidade esperada para o Telecine Action é uma inédita dublagem em português. Anos atrás, na mesma época que o animê foi exibido no Brasil, correu a informação de que os primeiros filmes receberam versão brasileira – caso tenha existido, o trabalho nunca viu a luz do dia. De toda forma, provavelmente teríamos agora uma nova dublagem encomendada pelo Telecine.

Death Note | 2006 Warner Bros.

O primeiro longa de Death Note foi lançado no Japão antes mesmo da série animada (que estrearia 4 meses depois), em junho de 2006. Logo em outubro daquele ano veio a sequência, ambas sendo dirigidas por Shusuke Kaneko (Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack). O elenco conta com Tatsuya Fujiwara (Shishio no live-action de Samurai X) como Light Yagami e Kento Yamazaki (Kakeru no live de Orange) como L.

Em 2008 houve o lançamento de um spinoff chamado L: Change the World, com outro ator vivendo L (Kenichi Matsuyama) e outro nome assinando a direção (Hideo Nakata). Essa história original permanece inédita no Brasil.

Death Note: Iluminando um Novo Mundo | 2017 Warner Bros.

Death Note: Iluminando um Novo Mundo veio em 2016 com uma premissa arriscada: continuar a mitologia da série. Dirigido por Shinsuke Sato (Gantz), o filme traz um enredo que se passa 10 anos após a história que todos conhecem (e, portanto, sem a maioria dos personagens icônicos). Os protagonistas são como “sucessores” de L e Light, vivendo em um mundo onde o cyberterrorismo reina dentro de uma sociedade que usa bastante dos avanços da tecnologia. O elenco inclui Sosuke Ikematsu como Ryuzaki (personagem que corresponder ao “L” na trama), Masahiro Higashide (Ko no live de Aoharaido) como Tsukuru Mishima (um investigador que é dono de um Death Note) e Masaki Suda (Karma Abane no live de Assassination Classroom), como Yugi Shion, um cyberterrorista que é meio que um “discípulo” de Kira.

[Via Programação Telecine]


Publicado pela Shonen Jump de 2003 a 2006, Death Note é cria da dupla Tsugumi Ohba (roteiro) e Takeshi Obata (desenho). A história original acompanha o jovem Light Yagami, que após mais um dia entediante se depara com um caderno misterioso, que leva à morte aquele que tiver seu nome anotado. A partir daí, ele procura fazer uma “faxina” eliminando criminosos pelo mundo, enquanto serviços de alta inteligência da polícia começam uma caça para descobri-lo. Os 12 volumes encadernados foram publicados no Brasil pela JBC, que posteriormente relançou a obra em uma edição especial chamada de “Black Edition”, rendendo 6 edições.

Em 2006, ganhou uma versão animada finalizada em 37 episódios. A série foi um sucesso por todo o mundo, gerando um burburinho no Brasil por conta da internet. A fama fez com que ele fosse lançado oficialmente por aqui, com exibição a partir de março de 2009 no extinto canal Animax. Posteriormente, o animê foi reprisado pelo canal PlayTV e está disponível por streaming pela Netflix e em DVD pela PlayArte.

De 2006 até hoje, ganhou 4 produções para o cinema no Japão, 3 delas distribuídas no Brasil pela Sato Company: Death Note (2006), Death Note II – O Último Nome (2006) e Death Note: Iluminando um Novo Mundo (2016). Em 2017, uma adaptação live-action americana foi produzida pela Netflix – que planeja uma sequência.

Uma série live-action produzida em 2015 está disponível pela Crunchyroll.