A Aniplex, distribuidora dos Blu-rays e DVDs do animê Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, emitiu um comunicado nesta sexta (22) informando que irá suspender os produtos e recolher todas as unidades enviadas às lojas, como também realizará a troca para os compradores que desejarem, após uma série de acusações de insulto à fé islâmica e uso indevido do “adhan“, um chamado para o início das orações dos muçulmanos. Isso porque em uma das faixas do CD bônus – com músicas da trilha sonora – que vinha junto do 4° volume do BD/DVD, é possível ouvir o “adhan“, e isto gerou muitas críticas ao redor do mundo e denúncias de desrespeito à religião.

A faixa controversa é intitulada 竈門炭治郎~次の地へ|鬼滅の刃  (Kamado Tanjiro to the Next Place ou Tanjirou Kamado ~ Continue)”. Ainda é possível ouví-la em canais não-oficiais, no entanto, pode ser futuramente removida após rogação da distribuidora.

https://youtu.be/m3sN-CyTZzs

Em nota, a empresa disse (tradução livre): “A música foi feita usando material de áudio disponível comercialmente e nunca teve a intenção de ferir ou blasfemar contra o Islã e os muçulmanos. Pedimos desculpas pelo desapontamento que fez com que os muçulmanos se sentissem desconfortáveis. ​​Continuaremos a aprofundar nossa compreensão do Islã e de sua cultura, e prestar mais atenção à produção das músicas para que nunca tenhamos uma situação semelhante no futuro”. A editora Shueisha, que publica a obra em mangá, também se pronunciou comunicando que não esteve envolvida no material do CD bônus.

O sample do “adhan” incluído no disco não foi usado na série de animê. Também não há previsão de quando os Blu-rays e DVDs voltarão a ser vendidos no Japão.

[Via Thiago Nojiri, Yahoo! Japan]


A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio que sua irmã volte a ser humana novamente.

O mangá de autoria de Koyoharu Gotoge é publicado na Shonen Jump desde fevereiro de 2016, e tem até o momento 17 volumes encadernados lançados, todos ainda inéditos no Brasil. A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português.