A rede Telecine segue as exibições do catálogo da Sato Company, encerrando este mês com dois grandes clássicos do cinema de animação do Japão. Akira e Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro serão exibidos juntos pelo canal Telecine Cult no próximo dia 29 de novembro.

Akira, obra máxima de Katsuhiro Otomo, será transmitido a partir das 19h45, enquanto Ghost in the Shell será exibido às 22h – esse último terá uma reprise no canal Telecine Pipoca no dia 7 de dezembro, às 23h55. Ambos estão disponíveis também pela plataforma de streaming Telecine Play.

Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

AKIRA foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com o 6º e último volume previsto para ser lançado no fim do ano.

O filme animado também pode ser visto via streaming pela Netflix e alugado digitalmente pelo NOW. Em DVD e Blu-ray, foi lançado por aqui pela Focus Filmes. Um novo animê foi anunciado, enquanto uma adaptação em live-action segue em produção pela Warner.

A atmosfera distópica de The Ghost in the Shell se passa no ano de 2029, em um mundo que passou por um grande evolução tecnológica. Mas ao mesmo tempo que a humanidade prosperou artificialmente, ela ruiu como sociedade e potencializou suas desigualdades. Um fruto da nova tecnologia é a ciborgue Major Makoto Kusanagi, que acompanhamos em sua missão de resolver crimes cibernéticos e refletir sobre sua real condição de ser vivo.

O mangá original criado por Masamune Shirow (lançado por aqui pela Editora JBC), foi publicado pela primeira vez em 1989, ganhando a histórica animação para cinema em 1995, atualmente disponível pela Netflix Amazon Prime Video, além de aluguel pelo YouTube Filmes. Desde então, outras continuações em mangá e também em animê foram lançadas, e até um longa-metragem live-action estrelado por Scarlett Johansson chegou aos cinemas em 2017.

Outros filmes da franquia estão disponíveis no Prime Video e pelo Looke. A JBC lança em dezembro no Brasil o mangá The Ghost in the Shell 1.5, enquanto em 2020 chega uma nova animação pela Netflix. Em DVD e Blu-ray, o filme original foi lançado por aqui pela Focus Filme.

[Programação via Animation Info]


Ghost in the Shell na Amazon:
Comprando a partir desses links você pode ajudar na manutenção deste site.