De olho nos holofotes em cima do ouriço com o filme que estreia no ano que vem, a Netflix resgatou a série Sonic X para o seu catálogo, com muito mais conteúdo que as versões da concorrência. Enquanto Prime Video e Looke seguem com uma versão replicada de DVDs, com apenas 13 episódios disponíveis, a gigante do streaming disponibilizou 52 episódios com opção de dublagem em português, espanhol, inglês, alemão e italiano (nada da original japonesa, mas isso já era esperado). Também há opção de download dos episódios.

Algumas peculiaridades a parte também podem ser notadas no pacote da plataforma. Se você assistia ao animê na TV brasileira nos anos 2000, talvez se lembre da abertura de 30 segundos cuja letra se resumia a “Sonic X, Sonic X” repetidamente – essa é a mesma abertura presente no Prime Video e no Looke. Na Netflix, porém, a abertura é maior e com a letra (em inglês) da canção “Gotta Go Fast“. Essa mesma música é a que toca em versão reduzida nos créditos finais e que ganhou adaptação em português, mantida em ambas as versões.

Outro detalhe curioso gira em torno da 4Kids Entertainment, extinta empresa americana responsável por localizar vários animês infantis para o “padrão americano” na virada dos anos 1990 pros anos 2000 (como Pokémon e Yu-Gi-Oh!). Enquanto a versão com qualidade de imagem questionável da Amazon mantém o logo da 4Kids ao final, na Netflix é mantido apenas o logo da TMS, estúdio de animação do Japão. Claramente, as fontes de distribuição da série para os diferentes streamings foram distintas.

Apesar dessa ser a primeira exibição oficial em muitos anos de um pacote de episódios tão extenso no Brasil, ainda existe mais material de Sonic X – ao todo, são 78 episódios. A série estreou por aqui em 2004 e teve 65 episódios exibidos pelo Jetix. A Globo chegou a passar mais que isso, começando a transmitir o animê em 2007, porém ao final restringiu a exibição para o sinal da parabólica. Ambos os casos tiveram mais episódios exibidos que o próprio Japão – que só transmitiu 52 pela TV. Em seu país de origem, Sonic X não teve uma audiência tão satisfatória quanto nos Estados Unidos, onde houve a “encomenda” de mais 26 episódios na chamada saga Metarex – há indícios de que a TV japonesa finalmente exiba essa saga no ano que vem (também pegando embalo no filme).

Produzido em 2003 pela TMS Entertainment (a mesma de Saint Seiya: The Lost Canvas), Sonic X começa quando o Dr. Eggman coleta todas as 7 Esmeraldas do Caos e está prestes a ter poder supremo pra governar o mundo. É aí que Sonic interfere, causando uma grande explosão que envia ele e seus amigos à Terra. Em nosso planeta, o ouriço é resgatado por um garoto de 12 anos chamado Christopher, que o ajuda a encontrar seus companheiros para coletar todas as poderosas esmeraldas e derrotar o malvado vilão.

Em 2009, a Editora Online publicou no Brasil a série Sonix X Em Quadrinhos, trazendo material original publicado nos Estados Unidos pela Archie Comics, baseado no animê. Lá fora a publicação rendeu 40 edições, mas por aqui não foi além da número 5.

Ainda na época em que Sonic X era transmitido na TV paga, a Spot Films lançou 4 DVDs no Brasil reunindo 12 episódios, que foram relançados por outros selos “obscuros” posteriormente, até ganhar outro lançamento pela Focus Filmes em 2016 – e também começar a figurar serviços de on demand. Antes da Netflix mudar esse esquema, somente esses 13 episódios (1 a mais em relação ao lançamento da Spot) formavam o pacote disponibilizado no on demand.

[Via Netflix]