O atual presidente do estúdio Gainax, Maki Tomohiro, de 50 anos de idade, foi preso nesta quarta-feira (5) sob acusação do que é entendido pela lei brasileira como estupro de vulnerável. A polícia japonesa alega que o acusado teria cometido “atos indecentes” contra uma mulher que trabalhava como atriz de voz (seiyuu) para uma das agências de produção gerenciada por Maki.

A vítima alega que, no fim de sua adolescência, Maki teria lhe assediado sexualmente quatro vezes após suas aulas de dublagem, entre os dias 6 e 23 de janeiro, num complexo de apartamentos localizado em Adachi (região metropolitana de Tóquio). Lá, ele tirou fotos dela sem roupas, justificando que aquilo faria parte do seu “treinamento para virar atriz”, além de tocar em suas pernas e dizer frases como “suas pernas estão inchadas, seria bom massageá-las”. Este apartamento também serviria como um dormitório para as mulheres que estudavam dublagem na escola onde a vítima estava matriculada.

A acusação foi registrada em fevereiro. Na época, Maki negou e declarou às autoridades que “só tirou as fotos depois de lhe solicitarem”. Antes de tornar-se o presidente do estúdio, em outubro, Maki ocupava o cargo de presidente da Gainax International, uma agência separada que treinava dubladores e outros talentos.

Após a repercussão do caso, o estúdio Khara (Rebuild of Evangelion) pediu em nota oficial, que a imprensa não associe a franquia Evangelion, de Hideaki Anno e Kazuya Tsurumaki, ao caso, já que Maki não possui relação com a obra ou seus diretores. O Gainax, que foi fundado em 1981 e tornou-se mundialmente famoso em 1995 após a criação da série de TV Neon Genesis Evangelion, não possui mais os direitos sob a série desde a desvinculação de Anno da empresa.

[Via Yomiuri e Khara]