Já está disponível na loja da Amazon a pré-venda do mangá O Gourmet Solitário (Kodoku no Gourmet), novo lançamento da editora Devir. A obra de volume único já foi publicada no Brasil em 2009 pela Conrad (leia nossa resenha da época clicando aqui), ganhando agora uma nova edição pelo padrão do selo Tsuru (pelo qual já saíram Marcha Para a Morte, O Homem que Passeia, Uzumaki, Nonnonba e Tekkon Kinkreet).

Com 200 páginas e formato 16 x 24 cm, o valor inicial do encadernado é de R$45,00. Como lembra o blog Biblioteca Brasileira de Mangás, os títulos publicados dentro do selo Tsuru costumam vir com o miolo no papel Munken (mais usado para livros). O lançamento está previsto para o dia 7 de janeiro de 2020.

Capa de ‘ O Gourmet Solitário’.

Quarta capa de ‘O Gourmet Solitário’.

Sinopse oficial:
Com um paladar requintado, mas também um apreciador dos pratos mais simples, o Gourmet Solitário perambula por restaurantes de todos os tipos, em zonas populares e outras mais afastadas, experimentando desde pratos sofisticados até a comida caseira, sem deixar de lado as barraquinhas com refeições rápidas e apetitosas.
Em cada uma das histórias deste livro acompanhamos o personagem através de diferentes regiões de Tóquio e arredores, degustando pratos japoneses que lhe despertam emoções, pensamentos… e nos transmitem, com profunda nostalgia e prazer, um pouco da vida no Japão através de sua cultura e gastronomia.

De autoria de Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi, no Japão O Gourmet Solitário foi publicado pela primeira vez em 1994, com os capítulos rendendo posteriormente este volume único. Anos depois, novos capítulos foram lançados, até render um segundo volume (ainda inédito por aqui). Outros capítulos também encontram-se até hoje “avulsos”, sem uma compilação encadernada, devido à morte de Jiro Taniguchi em 2017.

O mangá também inspirou uma série de TV live-action em 2012 e um animê pelo estúdio Production I.G em 2017, diretamente para o aplicativo Tate Anime (com episódios curtos de 3 minutos para serem assistidos com o celular na vertical).

Outro título escrito por Masayuki Kusumi e que segue um estilo semelhante é Nobushi no Gourmet, adaptado em uma série da Netflix em 2017 com o nome de Samurai Gourmet.

[Via Amazon]

Jiro Taniguchi no Brasil

Apesar de ser um dos artistas de mangá mais renomados, Jiro Taniguchi começou a ser mais valorizado recentemente no Brasil. Em 2008 a Panini trouxe uma edição de Seton, mas acabou cancelando a sequência do título por baixas vendas. A mesma Panini, em 2006, trouxe O Livro do Vento, que traz arte de Taniguchi. Em 2009 foi a vez da Conrad, com Gourmet (agora relançado pela Devir com o título de O Gourmet Solitário). Só em 2017 reencontramos o autor com O Homem que Passeia, pela Devir, finalizando com Guardiões do Louvre pela editora Pipoca & Nanquim em 2018. É aguardado para 2020 a publicação de A Distant Neighborhood.

Jiro Taniguchi na Amazon: