Saudações inca-venusianas! (Awika!) Você conhece TimerMan? Ele é um personagem nacional criado recentemente com inspiração nos heróis de tokusatsu. Suas aventuras serão contadas nos quadrinhos e você pode apoiá-lo. Ainda nesta edição da Coluna do Daileon: a repercussão de David Yost e Jaspion na CCXP 2019; Ultraman Orb chega ao catálogo do Prime Video. E para marcar a última sexta-feira 13 da década, nosso Top 10 com as vilãs de tokusatsu. Vamo simbora que… sextou!


Guerreiro do Tempo

O guerreiro do tempo chega aos quadrinhos | Divulgação

O gênero tokusatsu tem sua origem no Japão, porém existem outras produções realizadas em outros países. Um grande exemplo é nos EUA, onde são produzidos os Power Rangers, como adaptações norte-americanas da franquia Super Sentai. O Brasil também teve seus próprios heróis de tokusatsu como o Insector Sun e o Cruzer (personagem exclusivo do clipe On The Rocks, do cantor Ricardo Cruz).

No final de 2017 foi anunciado TimerMan – O Guerreiro do Tempo. Um projeto independente criado pelo autor Fabiano Ferreira e o ilustrador Francisco Mauriz. Inspirado nos heróis de tokusatsu, TimerMan teve um projeto-piloto no estilo live-action produzido no mesmo ano.

Capa da HQ de TimerMan; arte de Francisco Mauriz | Divulgação

Num futuro distante no Rio de Janeiro, um grupo de seres espaciais chamados Nômades roubam uma tecnologia experimental criada em nosso planeta para viajar no tempo, quando estão prestes a serem derrotados. Essa tecnologia permite enviar material inorgânico apenas para o passado. Assim, os Nômades ganham vantagem na tentativa de conquistar os terráqueos, além de ser ideal, uma vez que a fisiologia deles é diferente dos humanos. Ao descobrirem os planos dos vilões, os humanos do futuro correm contra o tempo para enviar aos nossos dias uma androide chamada Yane, cuja a missão é encontrar uma pessoa que seja compatível a um poderoso traje de combate – denominado pela sigla T.I.M.E.R.MAN – para lutar contra o diabólico príncipe Madam.

Atualmente o projeto de uma história em quadrinhos de TimerMan está em campanha para financiamento coletivo na plataforma Catarse, com 64 páginas coloridas, em formato 16 x 23 cm. A campanha termina no dia 31 de janeiro de 2020. Você pode conhecer e ajudar esse projeto através deste link.


Bate-papo com o desenhista

Francisco Mauriz, ilustrador

Francisco “Kiko” Mauriz é desenhista e é um dos criadores de TimerMan. Ele tem 33 anos e é natural de Picos, Piauí. Mora em São Paulo há mais de 30 anos e como ilustrador já criou encontros de super-heróis japoneses e de quadrinhos. Como por exemplo Jaspion vs. Homem de Ferro, Jiban vs. Robocop, Flashman vs. Guardiões da Galáxia, etc. A convite da Coluna do Daileon, Mauriz fala sobre o projeto independente.

JBox: Quando vocês iniciaram o projeto do TimerMan, já planejavam uma história em quadrinhos?

Mauriz: Desde o início do projeto sempre imaginamos como seria o  personagem aparecendo em outras mídias. Mas nosso foco inicial era produzir uma série para TV ou uma web-série com o personagem. No entanto, o mercado audiovisual é complicado e caro. Não queríamos fazer algo meia boca pois sempre nos preocupamos com a qualidade que o material deveria ter. Assim, precisávamos levantar uma verba para a produção de um episódio piloto e ao mesmo tempo aumentar a popularidade do personagem. O quadrinho se mostrou perfeito para isso.

JBox: Qual a motivação que você e o Fabiano Ferreira tiveram para criar um herói nacional totalmente inspirado em produções de tokusatsu?

Mauriz: A equipe inicial (eu, Jeferson Martins e Fabiano Ferreira) sempre foi fã de séries tokusatsu desde a infância por conta das mensagens de amizade e heroísmo que essas produções passavam. Víamos outros países produzindo séries semelhantes (China, Tailândia, Coreia, etc). Víamos várias produções independentes no Brasil também fazendo. E pensamos: “Também podemos fazer”. Insector Sun, com certeza, foi a maior inspiração tupiniquim. Agora queremos passar o mesmo que sentíamos vendo essas séries para as próximas gerações e, claro, poder viver disso faz parte da motivação e do sonho também.

JBox: Após os quadrinhos, qual o próximo passo para a expansão de TimerMan?

Mauriz: Após a concretização da história em quadrinhos, voltaremos para a produção do episódio piloto da série, que por sua vez caminha em paralelo à produção de um filme do personagem. Este está em fase de captação de recursos no momento. Quem tem nos ajudado nesse ponto é a produtora Netuno Filmes e Produções da diretora Luciana Perez. Não há uma data para lançamento no momento, mas temos conseguido avançar degrau por degrau neste caminho. Tem sido trabalhoso mas muito satisfatório.

Timerman e sua parceira Yane | Divulgação


Billy na CCXP

David Yost, o Billy/Ranger Azul de Mighty Morphin Power Rangers, participou do painel Hora de Morfar, na edição deste domingo (8) da CCXP. O ator de 50 anos de idade se emocionou ao se impressionar com o entusiasmo do público. “Saibam que vocês significam muito para mim. Desculpa, eu estou chorando“, disse ele.

Yost ainda revelou que foi convidado para reprisar o papel de Billy, mas recusou por atualmente fazer parte do sindicato dos atores e que não aceitaria trabalhar sem receber pelos seus direitos. “Não tinha convênio, o dinheiro ficava todo com eles. A gente trabalhava seis dias por semana, de 12 a 15 horas por dia“, relembrou o ator.

Nota do colunista: Entrevistamos David Yost na CCXP e vocês poderão conferir em breve no JBox TV, o nosso canal no YouTube.


Made in Brazil

Durante apresentação em painel da Sato Company na CCXP, o diretor Rodrigo Bernardo deu pistas sobre o filme nacional de Jaspion. “Não será o herói da série clássica. Desafio grande fazer filme de ação e de herói no Brasil, algo que nunca foi feito“, disse ele.

Embora não tenha ficado claro se será um sucessor do herói da série de TV ou se será o filme será um remake da série clássica, vale lembrar que o ator Hikaru Kurosaki está afastado do entretenimento japonês há vários anos, trabalha como instrutor de mergulho, e já deixou bem claro que não tem o menor interesse em voltar à pele de Jaspion.

Bernardo disse ainda no painel de sábado (7) que “O maior desafio é imaginar como ele (Jaspion) seria em 2020. Não queria mexer na série antiga. A ideia é contribuir a partir de agora, em tempos atuais, saindo de Tóquio e vindo para São Paulo“.

Segundo o diretor, o filme está em fase de “financiamento e roteiro“, porém sem previsão do início das filmagens nem de lançamento. Sobre os vilões clássicos, Bernardo garante que eles estarão na produção e finaliza o comentário dizendo o seguinte: “Se fizermos filme sem Satan Goss, vocês nos matariam“.

Enquanto os trâmites para a produção estão em andamento, a Editora JBC prepara o lançamento do mangá nacional O Regresso de Jaspion para o primeiro trimestre de 2020. Saiba mais detalhes aqui.


Os Metal Heroes voltarão?

Em entrevista para o canal oficial do nosso amigo Ricardo Cruz, o executivo da Toei Company, Yuusei Nagamatsu fala sobre a possibilidade de um retorno da franquia Metal Hero na TV japonesa.

Mesmo não estando na TV, temos mostrado alguns Metal Heroes nos filmes do Super Hero Taisen [e Space Squad]. Então acho que eles estão em atividade. Sobre uma volta para a TV, não tenho muito o que dizer. Mas no passado, houve uma época em que pararam de fazer Kamen Rider e fizeram os Metal Heroes. Então, quem sabe, no futuro, não dêem um descanso para os Super Sentai ou para os Kamen Riders e, nessa hora, decidam retomar os Metal Heroes?“, respondeu Nagamatsu.

Assista à entrevista completa no vídeo acima.


Direitos garantidos

Como todos nós estamos carecas de saber, a Tsuburaya venceu uma longa batalha judicial pelos direitos da marca Ultraman em novembro de 2017. Empresas estrangeiras como a Chaiyo e a UM Corporation entraram na briga pelos direitos dos primeiros heróis da franquia.

Após uma solicitação de recurso pela UMC em 7 de maio de 2018, a Suprema Corte dos Estados Unidos proferiu uma sentença final a favor da Tsuburaya no dia 5 de dezembro. A UMC foi condenada a pagar à produtora japonesa por infração. Ou seja, a Tsuburaya é proprietária exclusiva de Ultraman.

A notícia foi divulgada nesta terça (10) pela própria Tsuburaya em sua página oficial.

O povo de M-78 celebra por mais uma grande vitória! Schwatch!!!


Pôsteres

Veja as novas imagens promocionais de Kamen Rider Reiwa The First Generation, filme que estreia no próximo dia 21.


Ultra Funko

A livraria americana Barnes & Noble iniciou as vendas das exclusivas de miniaturas Funko Pop inspirados em Ultraman. Além do primeiro Ultraman, a linha disponibiliza as versões do Pai de Ultra, Ultraman Jack, Ultraman Ace e os aliens Baltan e Kanegon. Veja as imagens:

Caso queira importar, acesse este link.


Turbo!

Kousoku Sentai Turboranger, série Super Sentai de 1989, ganha uma nova coleção em duas DVD-boxes pela Toei Video, a partir de 8 de abril de 2020. A primeira terá os primeiros 25 episódios e a segunda com os episódios 26 até o 51 (final). Porém, as artes ainda não foram divulgadas.

Entre maio e setembro de 2012, a Toei lançou Turboranger em DVD através de 5 volumes.

Vale lembrar que o episódio zero primeiro episódio teve as aparições dos esquadrões Battle Fever J (1979, ainda como pioneiro), Denziman (1980), Sun Vulcan (1981), Goggle Five (1982), Dynaman (1983), Bioman (1984), Changeman (1985), Flashman (1986), Maskman (1987) e Liveman (1988); passando a tocha para os heróis em comemoração aos 10 anos da franquia.


Streaming

Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, adicionou Ultraman Orb nesta última quarta-feira (11). A série tokusatsu de 2016 marcou as comemorações do cinquentenário de Ultraman e conta a saga de um misterioso guerreiro Ultra que assume identidade humana como Gai Kurenai. Saiba mais aqui.


Novo ciclo

https://www.youtube.com/watch?v=JVonmemM1yg

A turma do Senpai TV está de casa nova a partir da semana que vem. Rebatizado como Mais Geek, o programa estreia no dia 18 de dezembro no canal pago PlayTV, indo ao ar às quartas-feiras das 19h30 às 21h. Reprises ocorrerão nas segundas e quartas no mesmo horário e na terças e quintas das 9h às 10h30 da manhã.

Comandado pelos meus amigos Clayton Ferreira, Anderson “Haterman” Abraços e Jeff Kayo, o Mais Geek vai abordar novidades da cultura geek como cinema, quadrinhos, animes, mangás, etc. E é claro que o tokusatsu e outros assuntos da cultura pop japonesa também serão temas principais do novo programa que terá seu formato remodulado. “A parte visual ficou bem diferente do que fazíamos no Senpai TV (pela Rede Brasil), mas o espírito continua o mesmo“, garante Abraços.

Para os fãs de anime, o Mais Geek vai dedicar o espaço para a exibição de Re:ZERO ~Starting Life in Another World~ (a partir de 18/12) e Darling in the FRANXX (a partir de 25/12).


Top 10

As vilãs mais diabólicas do tokusatsu

Elas aterrorizam a vida dos nossos heróis. Algumas são belas, outras nem tanto. Alguns despertaram por serem atraentes/sedutoras, outras se destacaram por serem pura maldade. Cada vilã de tokusatsu tem seu estilo e várias delas fizeram história tanto em clássicos como em séries recentes. A Coluna do Daileon apresenta hoje um ranking com as vilãs que mais tocaram o terror de uns tempos pra cá (na opinião deste que vos escreve, é claro). Confira:

10) Escape (Go-Busters)

Escape apareceu pela primeira vez no episódio 22 de Go-Busters. Ela foi o segundo avatar da organização Vaglass e sempre referia o líder da organização, Messiah, como seu “Papa”. Fugindo do esteriótipo de vilãs bobinhas de algumas séries Super Sentai do início do século, Escape tinha sua própria percepção da moralidade. Era uma personagem que despertava a paixão dos marmanjos de plantão sempre que apresentava suas armas – Gock e Magock – e já realçou seu estilo gótico com vestido de noiva e até de Mamãe Noel. Porém, a implacável Escape teve duas formas malignas: a Escape Evolve e a Escape Zeta. Interpretada pela musa Ayame Misaki (Miki Saotome de Cutie Honey: The Live), Escape reapareceu recentemente no filme Kyuranger vs. Space Squad, ao lado de mais alguns vilões de Super Sentai.

 

9) Rainha Hedrian (Denziman e Sun Vulcan)

Lìder do clã Vader, Hedrian admira coisas bonitas, mas acredita que somente ela e seu grupo merece tê-las. Sua maldade não tem escrúpulos. Para atingir sua obsessão, ela não mede esforços e apela para assassinatos de pessoas bonitas. No episódio final de Denziman, Hedrian foi derrotada pelo Esquadrão Eletrônico. Porém, em Sun Vulcan, é revivida pelo Império das Máquinas Black Magma como um ciborgue. Passou a comandar a organização e remodelá-la à sua maneira. Criada pelo desenhista Ryu Noguchi, Hedrian foi interpretada pela saudosa atriz Machiko Soga.

 

8) Rainha Ahames (Changeman)

Antiga governante do Planeta Amazo, Ahames é recrutada por Bazoo, o líder do Império Gozma. Grande rival do Comandante Giluke, ela foi mencionada pela primeira vez no episódio 6 de Changeman, mas sua estreia foi no episódio 17 ao derrubar Hayate/Change Griphon e assumir o controle de parte dos Soldados Hidler. Ahames antagoniza uma das sagas mais importantes da série Super Sentai de 1985 ao ser banhada pelo poder da Aura Energética (Rigel Aura) e assim obtendo grandes poderes. E não foi só isso: Ahames também ganhou o dragão de duas cabeças chamado Yangeran (Jangeran) e convocou o subordinado trio de monstros espaciais Gizan, Jella e Savoo (Davon). No episódio 53 (a maior audiência de Changeman, com 16.1%), Ahames se sacrifica ao destruir a base do Esquadrão Relâmpago, protagonizando uma poética cena em que a vilã clama por Bazoo para que o Planeta Amazo seja restaurado. Cena marcante graças à excelente atuação da veterana Fukumi Kuroda e também pela dubladora Nair Silva.

 

7) Rainha Cosmos (Jiban)

A misteriosa mulher com imenso poder deu muita dor de cabeça para o Policial de Aço. A Rainha Cosmos foi uma forma de vida lunar que assumiu a forma humana e veio para a Terra com o objetivo de instituir um império maligno formado somente por mulheres. Sua primeira aparição foi no episódio 28, mas seu nome foi revelado no episódio 34, onde nosso herói é morto graças à ela e principalmente à Madogarbo (Mad Garbo). Cosmos pode transformar suas jóias em criaturas parasitas. Chegou a criar uma “filha” que nada mais era que um clone seu de armadura chamada Julia Cosmos (Golem Cosmos) no episódio 37. Foi derrotada de vez no episódio 46 de Jiban, onde revelou sua verdadeira forma monstruosa (uma espécie de estrela do mar rochosa). A bela Yoko Asakura, também lembrada como o anjo Sakura de Changeman, interpreta a versão humana de Cosmos e também de Julia. Curiosamente, a voz original do Monstro Cosmos é da atriz e cantora Rica Matsumoto (a dubladora original de Ash Ketchum do animê Pokémon). No Brasil, Cosmos foi dublada por Patrícia Scalvi, a voz que também marcou outras vilãs de tokusatsu como Pérola em Kamen Rider Black, Luna em Cybercop, entre outras.

 

6) Nefer (Flashman)

Ela foi uma das criações do Dr. Keflen. Brutal e impulsiva, Nefer (Leh Näfel) carregava um profundo ódio contra os Flashman. A vilã passou a ter mais destaque ainda ao receber novos poderes como a Diabólica Néfer (Näfelura), assumindo uma forma monstruosamente felina com capacidade de criar ilusões. Néfer foi aparentemente derrotada na reta final, mas sobrevive e mantém Galdan, o parceiro de Kaura, como refém, para que ele sofra uma mutação genética. Mostrando sua total lealdade a Keflen e o chamando de “pai”, Nefer morre ao ser atingida pelo Sword Laser (Prism Holy Sword) de Red Flash no último episódio. A vilã marcou a memória dos fãs brasileiros que acompanharam Flashman pela extinta Manchete e também as reprises pela Record e CNT/Gazeta. Nefer foi interpretada por Sayoko Hagiwara, que estará em São Paulo nos dias 21 e 22 de dezembro para participar do evento Ressaca Friends.

 

5) Imperatriz Juuza (Jetman)

A série Super Sentai de 1991 foi um diferencial por inserir casos amorosos num programa infanto-juvenil. A vilã que estava metida no meio era Maria, que na realidade é Rie Aoi, a noiva de Ryu/Red Hawk que foi transformada pela organização Vyram. Mas se tem uma vilã que a superou foi a Imperatriz Juuza. Em apenas dois episódios (17 e 18) de Jetman, Juuza, a antiga líder de Vyram, foi revivida e protege o ovo de um poderoso monstro chamado Semimaru. Gai Yuuki/Black Condor é enfeitiçado por Juuza, se transformando em seguida num pilar de cristal, para alimentar Semimaru. Por outro lado, Radiguet é banido de Vyram por traição. Juuza assume sua forma demoníaca e em seguida é derrotada pelo quinteto (com a volta da de Gai). Ela sobrevive, mas rapidamente cai na tocaia de Radiguet.

 

4) Aracin Morgana (Jiraiya)

Antigo “caso” de Dokusai, o chefe da Família de Feiticeiros, Aracnin Morgana (Yunin Kumo Gozen, algo como “Bruxa Ninja Madame Aranha”) apareceu pela primeira vez no episódio 37 de Jiraiya e chegou fazendo o diabo. Tipo, ela deixou Benikiba (a filha de Dokusai) com ciúmes de seu pai, raptou Reiha, influenciou os Feiticeiros a serem mais combativos e ainda atacou o ninja olimpíada com suas teias elétricas (depois de ter apanhado de Dell Star). Morgana podia mudar sua fisionomia para matar seus oponentes. Foi derrotada por Tetsuzan Yamashi no último episódio. Morgana foi outra grande personagem de Machiko Soga e que pudemos assistir na época da Manchete.

 

3) Madogarbo (Jiban)

Cyborg Jiban Killer Madogarbo. Esse é o nome completo da vilã que matou o Policial de Aço. Apresentada no episódio 17 de Jiban, ela foi criada pelo Dr. Jean Marrie (Dr. Giba) para rivalizar contra o herói-título. No sinistro episódio 34, Madogarbo decepou o braço de Jiban e o atingiu no coração com sua espada. Mas para seu azar, Jiban ressuscita como Perfect Jiban, inaugurando novas armas. No episódio 50, Madogarbo assume a aparência de Jiban, confundindo assim os veículos do herói. Finalmente foi destruída por ele no episódio seguinte (jamais exibido pela Manchete). No Brasil, Madogarbo foi interpretada pela dubladora Márcia Gomes (do episódio 17 ao 50, pela extinta Álamo) e Zodja Pereira (episódio 51, pela Dubrasil).

 

2) Bruxa Bandora (Zyuranger)

Com certeza você a conhece como Rita Repulsa de Power Rangers, mas (sem desmerecê-la) sua contraparte tem um histórico mais interessante. Antigamente, há cerca de 170 milhões de anos, Bandora era a rainha da Tribo Dahl, que convivia pacificamente com os dinossauros. Ao ver seu filho Kai matar um dinossauro que o perseguia, Bandora sofreu com isso e fez um pacto com Dai Satan para se vingar das criaturas pré-históricas. Sua revolta deflagrou numa guerra que a selou no final, junto de seus capangas. Bandora foi liberta e semana após semana criava novos monstros que foram derrotados pelo Esquadrão Dinossauro. Apesar de cantar uma musiquinha que leva seu nome, a vilã antagonizou momentos cruciais como a maldição de Burai/Dragon Ranger que culminou na sua morte. Na reta final, seu filho Kai reaparece, enfrenta os Zyuranger com seu robô gigante Dora Talos e é morto no último episódio. Impossível não se compadecer com o sofrimento da vilã que acabou tendo um final feliz, apesar de tudo. Essa foi mais um personagem que marcou a carreira de Machiko Soga, merecendo o segundo lugar deste ranking.

 

1) Bruxa Galática Kilza (Jaspion)

E o primeiro lugar não poderia ser diferente. Ela é literalmente um diabo em pessoa. A “rainha das trevas” do tokusatsu. De todas as vilãs que apareceram em Jaspion, Kilza (Gilza) foi a quem mais tocou o terror. A personagem marcou o início de uma fase mais sisuda na saga do nosso Tarzan Galático ao ressuscitar MacGaren (Mad Gallant) no episódio 29. Sem contar que ela roubou a alma do herói, distribuiu talismãs para enfeitiçar crianças, espalhou balões que se transformavam em monstros e até usou uma família (incluindo uma gestante) para armar uma emboscada contra Jaspion. O pouco tempo de Kilza na série foi o suficiente para mostrar que ela sequer tinha escrúpulos e que foi a vilã que mais deu trabalho. E como não lembrar de seu mantra “Berebekan Katabamba Berebekan Katabamba Berebekan Katabamba” seguido de sua finalização “KIKERÁ!!!”. Sua irmã Kilmaza (Gilmaza) também é conhecida por ser mais perversa e ainda propagar a seita de Satan Goss (Satan Gorth) por vários planetas que logo pereceram, mas Kilza é ímpar. Seja pela memória afetiva ou pela sua malevolência, a bruxa é pop. Kilza foi interpretada por Atsuko Takahata. Também interpretou Maribaron em Kamen Rider Black RX e outras vilãs nas séries Winspector (episódio 27), Exceedraft (episódio 6) e Janperson. Na versão brasileira, Kilza foi interpretada pela saudosa Maximira Figueiredo, que interpretou outras vilãs de Soga — Rainha Pandora em Spielvan, Lalabás em Maskman e Morgana em Jiraiya.