Uma notícia frustrante para fãs do diretor Makoto Shinkai (Your Name, O Jardim das Palavras) e do cinema nipônico em geral. Na lista de pré-indicados à categoria de “Melhor Filme Internacional” do Oscar 2020, divulgada ontem (16), o longa-metragem Weathering With You, aposta do Japão para a competição, já não está mais entre os candidatos restantes.

Contudo, é válido pontuar que o animê ainda tem chace de adentrar à premiação através da categoria “Melhor Longa-Metragem Animado”, cujo corte final ainda não foi revelado. Nessa, além da obra de Shinkai, são mais três os desenhos indicados por estúdios do Japão: Children of the Sea (do estúdio 4°C), Okko’s Inn (da Madhouse) e Promare (estúdio Trigger).  A lista final com os indicados, que terá apenas cinco filmes, será divulgada no dia 13 de janeiro de 2020. E a 92ª edição do prêmio ocorrerá em 9 de fevereiro de 2020.

Lançado nos cinemas japoneses em julho deste ano, Weathering With You (Tenki no Ko) centra no garoto Hodaka, que fugiu de sua casa em uma ilha isolada para Tóquio, e Hina, uma garota que controla a condição do tempo com suas orações. Os dois tentam forjar seu próprio destino em um mundo onde as leis climáticas foram rompidas.

Arrecadando mais de 13,7 bilhões de ienes (algo em torno dos 126 milhões de dólares) em seu país de origem, o longa de Shinkai se tornou a 12ª maior bilheteria da história do Japão e a 7ª maior de um filme japonês, além se ser o longa de maior bilheteria por lá neste ano de 2019. Historicamente, na frente dele estão 4 filmes de Hayao Miyazaki, incluindo o topo da lista encabeçado por A Viagem de Chihiro (mais de 30 bilhões de ienes), além do próprio Your name. de Shinkai, que ocupa a 4ª posição no ranking geral e a 2ª posição considerando apenas os filmes japoneses (com mais de 25 bilhões de ienes arrecadados).

Aqui no Brasil, o filme esteve em cartaz na semana passada no Festival do Rio com o título em português O Tempo Com Você, e entrará em circuito normal de exibição no início de 2020.

Animado pelo estúdio CoMix Wave, a equipe do filme conta com: Masayoshi Tanaka (Your name.) no design de personagens, Atsushi Tamura (Modest Heroes) na direção de animação e Hiroshi Takiguchi (Ajin) na direção de arte. Makoto Shinkai também assina o roteiro, que já foi adaptado em um livro.

[Via The Hollywood Reporter]