Saudações inca-venusianas! (Awika!) Heróis dos anos 1980 e 1990 se reúnem em combate ao novo coronavírus. Novas formas de Kamen Rider Zero-One estão a caminho. Ator de filmes de Godzilla estará em Ultraman Z. Essas e outras notícias nesta edição da Coluna do Daileon. Tamo junto!


Heróis contra a COVID-19

O perfil Kaiju Defeat COVID no Twitter (@KAIJUDEFEATCOV) foi inaugurado no final de abril, em campanha que reúne vários atores de tokusatsu com mensagens de otimismo e coragem para enfrentar esse período de isolamento/quarentena.

Recentemente, um vídeo desta campanha reuniu alguns veteranos das décadas de 1980 e 1990, e a maioria formada por velhos conhecidos no Brasil. São eles: Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan e o Boomerman da série Jaspion), Takumi Tsutsui (Jiraiya), Seiko Seno (Metalder), Yumiko Furuya (Lili em Sharivan), Hiroshi Tokoro (Jiban), Daisuke Tsuchiya (Blue Beet em B-Fighter; série inédita no Brasil, que deu origem aos Beetleborgs) e Miyuki Nagato (a vilã Urk em Flashman). Assista:

Comentário: Não custa nada reforçar. Esse não é o momento para falsas dicotomias, nem de intrigas por causa da pandemia. É hora de nos unirmos para juntos vencermos essa crise. Que tal seguir o exemplo de superação dos nossos heróis? ;)


Resgate

Os atores de Kyukyu Sentai Go Go V (versão original de Power Rangers – O Resgate) também prestaram uma mensagem de prevenção contra a COVID-19. No vídeo abaixo aparecem: Ryuichiro Nishioka (Matoi Tatsumi/Go Red), Masashi Taniguchi (NagareTatsumi/Go Blue), Atsushi Harada (Sho Tatsumi/Go Green), Kenji Shibata (Daimon Tatsumi/Go Yellow) e Kayoko Shibata (Matsuri Tatsumi/Go Pink). Assista:


Aranhaverso

Em janeiro e em novembro de 2019, o produtor Phil Lord comentou sobre a possibilidade do “Homem-Aranha japonês” aparecer em Homem-Aranha: No Aranhaverso 2. Nesta quarta (6), o também produtor Christopher Miller sugeriu, via Twitter, a aparição de Leopardon, o robô gigante do herói. Leia mais aqui.

Comentário: Os produtores soltaram mais pistas sobre esse possível aparição do Aranha japonês. Torço para que isso aconteça e que mais pessoas tenham interesse pelo clássico de 1978. Aliás, não se engane com os (d)efeitos especiais, pois Spider-Man não tem “premissa bizarra“. É um clássico divertido e tão importante quanto um Jaspion ou um Kamen Rider da vida.


Forma final

A recente edição da revista Televi-Kun apresenta a nova forma de Kamen Rider Zero-One. De acordo com a publicação, a forma vai se chamar Kamen Rider Zero-One Dynamaiting Lion, e não sabemos se ele vai aparecer na série ou num especial de vídeo.

Também temos a silhueta da forma final de Zero-One, que (se nada atrasar por causa da pandemia do novo coronavírus) deve estrear em junho. Veja as imagens:


Técnico

Jun Hachizume (59) é o mais novo nome confirmado para o elenco de Ultraman Z (Zett). Ele será Kojiro Inaba, o líder de manutenção dos robôs da equipe anti-monstros STORAGE, como Windom (de Ultra Seven) e Sevengar (de Ultraman Leo). O personagem também é atendido pelo apelido “Bako-san”.

Hachizume já atuou nos filmes Godzilla vs. SpaceGodzilla (de 1994) e Godzilla: Final Wars (de 2004).


Programe-se!

Nesta segunda (11) tem Power Rangers – O Filme no Telecine Pipoca, a partir das 15h. Confira a programação de reprises de filmes japoneses e adaptações ocidentais da rede aqui.


Macaco gigante

Kong – A Ilha da Caveira já está no catálogo da Netflix desde o dia 1º deste mês. O filme de 2017 é o segundo da franquia MonsterVerse, que deve render um embate do macaco gigante contra Godzilla em novembro nos cinemas.


Let’s combine!

Chodenji Robo Combattler V será lançado em Blu-ray nos EUA, com qualidade SD (Standart Definition), pela Discotek Media. A distribuidora é a mesma que, em 2019, lançou Jaspion em BD, com a mesma definição padrão de imagem. Ainda não há data de lançamento, mas as capas foram divulgadas. Veja na galeria:

Produzido pela Toei Company em 1976, Combattler V foi o primeiro animê mecha da chamada Robot Romance Trilogy, do diretor Tadao Nagahama, formada por Chodenshi Mashine Voltes V (Five, de 1977) e Tosho Daimos (de 1978). Outro grande nome que contribuiu para a produção de Combattler V é do character designer Yoshikazu Yasuhiko, o mesmo do clássico Mobile Suit Gundam (de 1979).

No Brasil, o canal Toei Tokusatsu World Official (via YouTube) está lançando dois episódios semanalmente, aos sábados, a partir do meio-dia (horário de Brasília). Por enquanto, os dois primeiros episódios de Voltes V e Daimos estão disponíveis e com legendas em inglês (leia mais aqui).


Além da imaginação

Neo Ultra Q (de 2013) será lançado em Blu-ray nos EUA pela Mill Creek Entertainment, que desde o ano passado vem lançando séries e filmes da franquia Ultraman.

Totalizando 12 episódios, Neo Ultra Q é uma série derivada de Ultra Q, clássico de 1966 que precedeu Ultraman e que se inspirou na série Além da Imaginação (The Twilight Zone). Além dessas séries, a Tsuburaya produziu o Ultra Q The Movie: Legend of the Stars (de 1990) e Ultra Q: Dark Fantasy (de 2004, 26 episódios).

O lançamento de Neo Ultra Q está marcado para 11 de agosto.


Nada novo

Respondendo a um fã sobre a possibilidade de lançar um novo Super Sentai para DVD, a Shout! Factory respondeu o seguinte:

No momento, não temos direitos para lançamentos adicionais de [Super] Sentai, nem para as outras [séries] que você mencionou [Kamen Rider 555, Tomica Hero Rescue Force e Garo]. Nós temos direitos digitais para algumas das temporadas de Kamen Rider e essas estão atualmente disponíveis em nosso canal tokuSHOUTsu. Se direitos adicionais surgirem, anunciaremos“.

Comentário: Segundo informações, vários contratos com a Hasbro estão sendo refeitos e outros são novos. Ainda é cedo pra chegar em alguma conclusão sobre isso.


Presetend by ZAIA

Seu cérebro em 1000%. Esse é o slogan da ZAIA Spec, o dispositivo que, na ficção, aumenta a eficiência do cérebro e ajuda o vilão Gai Amatsu/Kamen Rider Thouser a aumentar suas vendas em 724%.

A réplica da ZAIA Spec está sendo vendida pela Premium Bandai por 19,800 ienes, a partir de julho. Veja as imagens:

 


Idol

Nana Owada (20), ex-integrante do grupo musical AKB48, estará no episódio deste domingo (10) de Kiramager. Ela fará o papel de uma fã obcecada por Shiguru/Kirama Blue.


Nendoroid

A Good Smile Company anunciou uma figure do animê ULTRAMAN para a linha Nendoroid. Shinjiro Hayata é representado por uma figure deformada (com uma cabeça maior que o próprio corpo), totalmente articulada e pintura metálica altamente detalhada.

Nendoroid Ultraman Suit será lançada em dezembro por 6,500 ienes. E a pré-venda já começou. Veja as imagens:


S.I.C.

A Tamashii Nations revela a próxima figure para a linha Super Imaginative Colosseum. A bola da vez é de Kamen Rider 555 (Faiz), que vai receber uma reformulação fortemente estilística.

Por enquanto, não dá informações sobre data de lançamento e nem de preço. Veja as imagens:


Lançamento especial

O robozinho mais famoso de Shotaro Ishinomori estará de volta após 20 anos e desta vez no cinema, com o filme Ganbareiwa!! Robocon, marcado para 31 de julho no Japão (leia mais aqui). E para celebrar o momento, a Toei Video vai lançar uma coletânea do clássico Ganbare!! Robocon (1974~77) em cinco volumes. Com comentários nos materiais extras, o DVD Collection vai custar 8,000 ienes.

Além disso, o V-Cinema Moero!! Robocon vs. Ganbare!! Robocon (de 1999) também será lançado em DVD, por 2,500 ienes. Esse filme é o encontro do Robocon original com o Robocon do reboot Moero! Robocon (também de 1999), que foi a primeira obra póstuma de Shotaro Ishinomori. Vale lembrar que esta série substituiu Tetsuwan Tantei Robotack (o último Metal Hero) e precedeu Kamen Rider Kuuga (o primeiro motoqueiro mascarado da era Heisei).

Ambos os lançamentos acontecerão em 8 de julho. Veja as capas dos volumes da série e do filme:


Tokunet BR

Olha só, ontem saiu um vídeo especial no canal TokuDoc. O aniversário foi do amigo Danilo e quem ganhou presente foi o público com esse bate-papo. Nele também estavam os grandes Anderson “Haterman” Abraços, do programa Mais Geek (apresentado na PlayTV) e o Giu do portal Tokusatsu.com.br. Debatemos sobre como o fandom de tokusatsu no Brasil (também conhecido como “Tokunet”) evoluiu nas últimas três décadas. Confere aí que a prosa foi bacana. :D


É isso aí, psit. Té sexta, da poltrona.