A Panini deu o que falar nos últimos dias, nas redes sociais. A editora, pouco acostumada a oferecer ao seu consumidor a possibilidade de adquirir determinados mangás (lê-se: obras populares com bom índice de vendas) após alguns meses do lançamento de suas edições, surpreendeu a todos ao anunciar que faria a reimpressão de volumes esgotados de alguns títulos de seu catálogo.
Monster Kanzenban, Naruto Gold, One-Punch Man, The Legend of Zelda e JoJo’s Bizarre Adventure, mais recentemente, ganharam uma nova remessa de números que outrora estavam indisponíveis para compra. No entanto, o que prometia ser uma boa notícia para os leitores – e, talvez, a sinalização do que doravante pode ser uma nova postura da gigante italiana do ponto de vista comercial –, acabou gerando ainda mais desgaste na relação com o público consumidor.
A polêmica envolve o conhecido mangá de Sui Ishida, Tokyo Ghoul. Publicado no Brasil entre 2015 e 2017, o título chegava na época no formato padrão da editora: 13,7 x 20 cm, cerca de 200 páginas em papel pisa brite 52g (o famoso “papel jornal”), custando de R$ 12,90 – do número 7# ao 14#, o último da série original, os encadernados custam R$ 13,90.
Semanas atrás, a Panini anunciou, então, que reimprimiria a obra mantendo o formato anterior, mas dessa vez com um novo papel: o offset, aquele mais branquinho e de qualidade superior ao pisa brite no que diz respeito à durabilidade do material. É possível que a troca tenha em vista uma provável dificuldade de se encontrar o papel jornal, o que já ocorreu num passado recente.
Entretanto pouco importa quais foram as motivações que levaram a editora a utilizar outro tipo de papel. Importante mesmo é que, além de vender um produto com uma qualidade um pouquinho superior, por conta da referida alteração e das correções condicionadas pela Economia, a reimpressão de Tokyo Ghoul veio custando praticamente o dobro do seu preço de origem – salgados R$ 24,90.
Se começamos o mês surpresos pela ação comercial da editora, algo pouco comum, repito, levando em conta a sua trajetória no Brasil, passamos os últimos dias vendo algo corriqueiro: a Panini não cumprindo o combinado com seus consumidores, enviando volumes da edição antiga, em papel jornal, invés da nova impressão em offset.
O primeiro caso veio a público na última terça-feira (20). Um leitor comprou, no site da editora, as reimpressões de One-Punch Man e de Tokyo Ghoul. Dentre os três volumes que adquiriu deste último, o 3º era da remessa de 2015.
O problema é que a dona PANINI me mandou o volume da edição de papel jornal!!! Pra quem também comprou no site da editora fica esperto 😤 @LDesintoxicados @MangasBrasil @BBMangas pic.twitter.com/T7Yyg1RRJ6
— Gabriel MElez (@GabrielMelez) October 20, 2020
Não demorou muito para outros leitores relatarem o mesmo problema, todos envolvendo o mesmo título. Este acabou sendo “duplamente premiado” e recebeu dois números em papel jornal (dessa vez os volumes 2 e 4). Nas respostas ao tweet é possível encontrar diversos outros leitores que passaram pelo ocorrido.
Eu tinha certeza que ia receber errado alguma edição de Tokyo Ghoul, e fui logo "premiado" com 2 volumes em papel jornal KKKK
Ja entrei em contato com o SAC, espero que a troca seja rápida…
Eu ja desisti de entender esses erros da Panini. NÃO FAZ SENTIDO
🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡 pic.twitter.com/uW2yYNatK9— Kooper (@KooperHD) October 22, 2020
Sobre o primeiro caso, a editora respondeu através do perfil Assine Panini:
Oi Mauricio, já identificamos a reclamação do Gabriel e entramos em contato com ele para troca. Acabou acontecendo um equivoco com nossa equipe e acabou sendo encaminhado a versão antiga, mas notificamos nosso setor para que isso não ocorra novamente.🙂
— Assine Panini (@AssinePanini) October 21, 2020
No Facebook, outro leitor questionou sobre o problema através de um comentário, tendo como resposta a informação de que “o estoque dos dois lotes acabaram se juntando” e, por isso, acabaram encaminhando as versões antigas para alguns clientes. A editora ainda disse que os lotes foram, enfim, separados e que o transtorno não deve voltar a ocorrer. Em nota publicada hoje (23), a editora pediu desculpas aos que foram afetados pelos envios incorretos e informou que todos os volumes serão trocados. Para isso, basta que seja feito o contato com o SAC.
“O estoque dos dois lotes acabaram se juntando e acabou sendo encaminhado as versões antigas para alguns clientes, já realizamos a separação e estamos atendendo todos os que nos retornarem relatando o problema, pois contratempos podem ocorrer, mas estaremos sempre a disposição de todos para resolver. Abraços!” [Diz a resposta]
Durante a semana, o JBox tentou contato com a Panini para tentar entender o ocorrido, mas acabamos sem resposta. Felizmente, a empresa se pronunciou, como dito acima, e tratou de apaziguar os ânimos.
Chama a atenção, no entanto, o fato de ainda haver no estoque da editora volumes “esgotados” da 1ª impressão de Tokyo Ghoul. Não haverá outros e de outras séries, assim como, no ano passado, a empresa encontrou edições dadas como indisponíveis num estoque que nem ela mesmo lembrava da existência? Dificilmente saberemos disso.
Além do mais, o que fará a editora com esse outro “lote”? Fingirá que não existe e continuará comercializando somente os encadernados com papel offset? Ou colocará no mercado sob o antigo preço de capa, já que é o mesmo produto lançado há 5 anos atrás? Em qualquer uma das hipóteses, o que ficará de saldo na relação da Panini com o seu leitor após mais este episódio é apenas o mau e velho sentimento de desconfiança. Que ao menos sirva de lição.
Eu tenho absoluta certeza que tem inúmeros mangás extremamente raros no estoque da Panini mas ela não disponibiliza para a venda pois nem ela lembra que está lá.
Eu acho super provável e crível sim essa mistura de estoque pq pelos diversos problemas é claro o problema que eles tem na organização e logísticas desses estoques. Mas me deixa BEM equivocado em saber que eles provavelmente tem estoques de coisa esgotado perdida na editora parado lá por anos, eu quero acreditar que isso não é uma estratégia pra tornar seus volumes mais raros rapidamente e propagar a demanda imediata e lucrar, oq é terrível pro mercado com essas lojas vendendo os mangás o triplo do preço pela “raridade”….
Ae acho graça daquela coisa deles dizendo que não vendem como antigamente, claramente não, com essa bagunça e a falta de volume realmente é difícil vendem como antigamente.
Eu não compro mais nada da Panini a tempos depois de TANTO desserviço, é a única editora que não consegui fechar nenhuma das minhas coleções. Queria tanto que a galera se mobilizasse e desse prejuízo do bolso deles pra ver se agilizam essa gestão péssima de anos e essa falta de transparência.
Se vc espera atendimento de qualidade, a Panini n é sua melhor escolha. Pior q fazem mais essa pataquada e depois o Levi Trindade quer chorar em evento q o consumido é reclamão e mal educado. Olha o trabalho q eles fazem, só Deus sabe como ainda n tomou processo.
Lembrando q já faz uns meses a muitos assinantes da editora estão reclamando de atrasos e entregas de volumes errados dentro da assinatura. A casos de assinantes com 2 meses sem recebimento de mangás, mas a cobrança e feita pontualmente.
Essa ae e só mais uma dentro da bagunça q é a panini.
Que mancada da Panini hein (de novo kkkk), mas a maior surpresa é saber que eles ainda tem Tokyo Ghoul edição jornal dito como ” esgotado “, fica realmente a dúvida se séries dita como esgotados na verdade não estam kkkk, e como o redator disse o que vão fazer com essas edições também ? É complicado.🍦
Tanto a Panini quanto a JBC são duas editoras que estão constantemente errando, dando uma desculpa qualquer e, em eventos, vivem tendo a cara de pau de jogar a culpa no consumidor, que sustenta eles e que tem direito SIM de exigir um trabalho no mínimo impecável de duas empresas que estão no ramo há décadas.
Não é nem um pouco perdoável misturar estoques, não é perdoável dar notícias somente através de comentários de Facebook, não é perdoável, até hoje, se comportarem como crianças culpando o consumidor por ser exigente demais. Não são empresas que começaram ontem, são empresas veteranas, grandes (nesse caso eu falo mais da Panini) e que sabem muito bem o que fazem. É inadmissível esse tempo todo ter passado e eles ainda deixarem o marketing de lado porque né, pra que gastar com esses esforços sendo que já têm um nicho que consome tudo que publicam? É inadmissível os setores da empresa NÃO SE COMUNICAREM ENTRE SI!!! Parece que tá sempre rolando o famoso “jeitinho brasileiro”, que é o desespero pelo lucro, sem fazer por onde para que o próprio lucro exista.
São MUITOS ERROS. MUITOS. MUITOS. MUITOS. MUITOS. MUITOS. Ao longo dos dias, semanas, meses, anos, décadas. É imperdoável, isso não pode, de maneira nenhuma, ficar se repetindo. E o consumidor TEM SIM todo o direito de ser exigente, chato, insuportável!! E essa galera que vai trocar o Tokyo Ghoul agora? Não duvido que a editora peça para que, no meio de uma pandemia, eles tenham que sair de casa pra ir postar o volume velho no correio.
Então assim, o que se vê são consumidores revoltados, cansados e impotentes porque esse é o único meio que eles têm de ler o mangá preferido deles legalmente. Por mais que eu apoie e MUITO a pirataria (porque eu não sou refém do ritmo e da curadoria de uma empresa dessas, vivemos em um mundo globalizado, não quero ler coisa atrasada não, obrigado), o foco dessas editoras são justamente as pessoas que AINDA TENTAM apoiar o mercado legal, são as pessoas que não sabem inglês pra começar a importar mangás da VIZ ou Kodansha, etc. Só que paciência tem limite e uma hora Panini e cia. vão perder esses leitores, e vai ser muito bem feito.
E pra encerrar, acredito que os blogueiros e youtubers têm um papel muito importante pra ajudar a mudar isso (incluo vocês do JBox). Só que do jeito que tá, nada vai mudar. Me desculpem, mas esse texto não foi uma opinião de fato, foi uma notícia com alguns questionamentos no final e uma beliscadinha de nada quando disseram “que isso sirva de lição”. Enquanto blogueiros, youtubers e leitores não se juntarem pra bombardear a editora INCANSAVELMENTE, SEM PARAR, EXIGINDO qualidade e respeito, relatando ABSOLUTAMENTE TUDO que eles têm feito de errado ao longo dos anos, nada vai mudar. Se esse é o único meio desses leitores lerem esses mangás, não precisa boicotar, mas exijam uma leitura de qualidade, um atendimento de respeito e uma valorização do dinheiro, porque mangá tá caro, mas essas pessoas amam e continuam comprando.
Francamente, isso cabia um Procon. Quem sabe levando umas multas essa editora não se emenda. Já não bastassem os preços mercenários…
Falaram bastante das edições de Tokyo Ghoul, vi relatos de edições de Naruto com defeito de encadernação, e páginas coladas com ondulação.
Bom, eu sei que desisti de adquiri essas reimpressões
E no que puder evitar a panini, estarei evitando