O jogo Tsubasa+, game mobile em realidade aumentada de Captain Tsubasa (ou Supercampeões), agora tem data marcada para sair: 30 de outubro. Desenvolvido pela MIRAIRE, o aplicativo sai para iOS e Android, com lançamento garantido aqui no Brasil.

Os jogadores poderão coletar personagens da obra ou inspirados em atletas reais e jogar partidas de futebol de rua em “estádios” localizados em lugares reais por meio de seus celulares.

A franquia, provavelmente preparando a comemoração de seus 40 anos em 2021, anda bastante agitada. Em agosto, saiu Rise of New Champions, o primeiro título de console da série em 14 anos (temos uma resenha aqui). Uma edição comemorativa do mangá, com tradução inédita em inglês, também foi anunciada.


Fonte: ANN


Criada por Yoichi Takahashi, a série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002. O mangá nunca saiu por aqui, o primeiro lançamento em inglês foi anunciado em agosto.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (várias continuações e spinoff foram publicados e são até hoje). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019). No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video.