Em entrevista para o canal oficial da Tsuburaya no YouTube, o ator nipo-americano Kane Kosugi (46) falou sobre seu retorno como Ultraman Powered em Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy, que estreou neste fim de semana.

Me sinto muito sortudo por revisitar o Ultraman Powered após 27 anos. (…) Espero que gostem de assistir tanto quanto eu gostei de poder trabalhar nisso“, disse Kosugi, que atua na versão em inglês da nova minissérie. Ele também comenta que não cresceu junto com a franquia por morar nos EUA, mas descobriu a grandiosidade de Ultraman no Japão por volta dos 18 anos de idade, o que o faz ter ainda mais orgulho de fazer parte dessa franquia.

Assista à entrevista completa:

Além disso, a Tsuburaya está realizando um sorteio de um autógrafo de Kosugi. Para participar, os fãs devem seguir a conta do Ultraman Global no Twitter (@TsuburayaGlobal) e retuitar o seguinte anúncio do concurso.

Artista marcial, Kosugi interpretou Kenichi Tai, o hospedeiro de Ultraman Powered na série estadunidense Ultraman: The Ultimate Hero (1993). Esta foi uma produção realizada em parceria entre a japonesa Tsuburaya e a americana Major Havoc Entertainment. Com apenas 13 episódios, The Ultimate Hero foi lançado nos EUA apenas em home-video. No Japão, a série foi lançada em vídeo entre dezembro de 1993 e agosto de 1994. Mais tarde ganhou exibição na TV japonesa pela TBS, entre 8 de abril e 1º de julho de 1995, nos finais de tarde de sábado. Na dublagem japonesa, inclusive, Tai/Powered é dublado por Toshiyuki Morikawa (53), que está reprisando o personagem na versão original de The Absolute Conspiracy.

Kosugi também é conhecido no fandom de tokusatsu por interpretar Ninja Black Jiraiya na série Ninja Sentai Kakuranger (1994~95; adaptada para a terceira e última temporada de Mighty Morphin Power Rangers e para a minissérie Mighty Morphin Alien Rangers). Curiosamente, ele contracenou com seu pai, o também ator de artes marciais Sho Kosugi (72), nesta mesma produção da Toei Company.

Fonte: ULTRAMAN OFFICIAL (via YouTube)


Sobre Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.