O jogo Jikkyou Pawafuru Sakka (a última parte é a pronúncia japonesa para Powerful Soccer) está fazendo uma colaboração com Captain Tsubasa (ou Super Campeões), adicionando o time da escola Nankatsu no game. Em Pawa Sakka, o jogador cria um personagem e disputa torneios do ensino médio, montando seu time ao longo da jogatina.

Na colaboração, o jogador vai poder treinar com Tsubasa Oozora e seus parceiros de equipe, com o intuito de serem os melhores do país. Mas talvez a novidade mais especial é a presença de uma skin de Tsubasa utilizando o uniforme do São Paulo F.C. Até o clube se pronunciou a respeito:

Na história, o personagem joga pelo time no Brasil – mas algumas versões do animê trocaram o nome, para, por exemplos, Saopas ou Brancos F.C, supostamente por motivos de licenciamento, tornando muito importante o pronunciamento do São Paulo a respeito da colaboração. Esse trecho da carreira do Tsubasa é inspirado em Musashi Mizushima, um jogador japonês que realmente passou pelo SPFC na década de 1980… mas ele passou a carreira toda no Brasil na reserva.

A colaboração com o game da Konami, cujo nome traduzido seria algo como Jogando Bola com Tudo, foi ao ar hoje no Japão. Infelizmente, o jogo não está disponível por aqui e não tem qualquer previsão de vir para eventualmente.


Fonte: Gamebiz e SPFC


Criada por Yoichi Takahashi, a série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002. O mangá nunca saiu por aqui, o primeiro lançamento em inglês foi anunciado em agosto.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (várias continuações e spinoff foram publicados e são até hoje). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019). No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video.