O Gundam “real” de 18 metros, que está atualmente em fase de testes, agora é capaz de mover seus braços, além das pernas. O robô é uma das atrações do Gundam Factory em Yokohama, previsto para abrir no dia 19 de dezembro deste ano. Confira alguns vídeos:

https://twitter.com/nhk_news/status/1333261932737032192

A expectativa é que isso ajude a impulsionar o turismo na região. Além do hangar com o robô RX-78F00 Gundam, a área deve contar com um “laboratório”, contendo informações sobre o modelo em exibição e também sobre a série, além de um café temático e produtos oficiais da franquia.

O projeto faz parte da comemoração dos 40 anos da franquia e é bancado pela Bandai Namco em parceria com  Evolving G e apoio da cidade Yokohama.


Fonte: Reuters


Mobile Suit Gundam

A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980. Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, aproveitando as cenas originais, mas mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão oficialmente disponíveis no canal Gundam Info.

O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana. A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.

Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.