A equipe responsável pela produção do anime de Tokyo Babylon 2021 publicou hoje (04) uma declaração no site oficial da animação em relação às acusações de plágio após o lançamento do novo vídeo promocional (agora fora do ar). Após receberem um comentário informando sobre a possibilidade de plágio, eles foram verificar os fatos com a empresa produtora da animação e confirmaram que o processo de obtenção de direitos autorais não foi realizado durante a produção das roupas dos personagens.

Segundo eles, o processo de obtenção de direitos autorais não foi seguido corretamente pela produtora. No entanto, o restante do comitê, incluindo a King Records, acreditou que esse processo já havia sido realizado e não verificaram com a cautela necessária os direitos autorais na produção das imagens. Sendo assim, as ilustrações anunciadas foram divulgadas ao público sem a confirmação final da produtora.

Eles reconhecem o erro cometido e informaram que os designs serão corrigidos. Os dois trailers que já haviam sido divulgados foram retirados do canal oficial do YouTube e de todas as redes sociais relacionadas a Tokyo Babylon 2021.

A acusação foi de que o design da personagem de Hokuto Sumeragi, irmã do protagonista, parece ter saído direto de uma imagem promocional do grupo de k-pop Red Velvet (que, por sua vez, foi acusado de plagiar uma marca americana de moda). Já uma ilustração de Subaru parece ter se “inspirado” em um boneco da Volks.

Pôster promocional de 'Tokyo Babylon' com os três personagens principais (Subaru, Hokuto e Seishirou).

Será que a imagem promocional também será alterada? | Divulgação: GoHands.

A equipe se desculpou por trair a confiança de todas as partes envolvidas, causando grande preocupação, ansiedade e desconforto para todos. Além disso, informaram a criação de um comitê de compliance para garantir que outros erros não se repitam.

O anime tem previsão de estreia para abril de 2021.


Fonte: Site oficial de Tokyo Babylon 2021


Subaru Sumeragi sorrindo em arte de 1991.

Tokyo Babylon é uma obra do CLAMP originalmente publicada de 1990 a 1993 na revista Wings, da editora Shinshokan, com 7 volumes compilados. A JBC publicou a obra no Brasil em 2005, seguindo o mesmo formato da edição japonesa. Entre 1992 e 1994, foram lançados 2 episódios OVA inspirados na série, produzidos pelo estúdio Madhouse.

A história conta sobre Hokuto e Subaru, da família Sumeragi, e Seishirou Sakurazuka. Subaru vai se tornar o futuro chefe da família, praticante de onmyoudou, sendo um mago poderoso. Ele vive, temporariamente, em Tóquio com sua irmã gêmea Hokuto, onde resolve vários casos misteriosos. Seishirou, veterinário e amigo dos dois, passa a ajudar Subaru a cumprir suas tarefas.

Como o irmão acaba tendo muitas dificuldades em Tóquio, Hokuto espera que, se ele tiver sentimentos por Seishirou, ele conseguiria lidar melhor com tudo. A obra é conhecida pelo final trágico, ao qual o mangá X/1999 dá sequência.