Os serviços de streaming estão tomando nosso país, deixando a TV linear (os canais com programação tradicional, que escolhem a hora em que você vai assistir os conteúdos) em uma situação ainda mais crítica. Se antes a gente perturbava uma Rede TV! ou Band da vida para investir em séries japonesas, agora o foco é pedir a dublagem dos nossos animês favoritos pro serviço de streaming A, B ou C.

Ainda não sabe o que é streaming? Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados em tempo real que muitas empresas utilizam para entregar conteúdos de áudio e vídeo a quem paga para acessá-los por meio de plataformas. Nestas plataformas, são disponibilizados catálogos de músicas ou vídeos que chegam até nós com o apoio de tecnologias acessórias, como a internet de banda larga e a armazenagem de dados em nuvem. O que fez o streaming tão popular é a experiência de sua utilização: agora não é preciso esperar um “download” ser completado para ter acesso a um conteúdo.

Diante disso, o time do JBox resolveu compartilhar uma lista de 10 animês disponíveis com dublagem em português em diversos serviços de streaming! E assim nasce a primeira edição do #JLista! Confira a seguir nossas recomendações!


GREAT PRETENDER

LAURA/GASSERUTO

Makoto Edamura de 'Great Pretender' e logo na Netflix.

♦ Plataforma da dublagem: Netflix.

♦ Sinopse: Makoto Edamura se acha um grande golpista… Até cair num “truque” de Laurent Thierry e ser obrigado a trabalhar para ele. Agora ele vai aprender que é dar golpe em peixe grande.

“A animação é muito bonita, acompanhamos as cômicas aventuras de um golpista de esquina que caiu num golpe e acaba arrastado para dar golpes em peixe grande. O encerramento é uma paródia do clipe de Great Pretender do Freddie Mercury numa versão com gatinhos – a música é, claro, a original gravada pelo cantor. O estúdio WIT caprichou para valer na série como um todo.”


ATTACK ON TITAN

TIO CLOUD

Protagonistas de 'Shingeki' e logo da Funimation.

♦ Plataforma da dublagem: Funimation.

♦ Sinopse: Com a existência de aterrorizantes “titãs”, criaturas gigantes que se alimentam de humanos, as pessoas vivem em vilas isoladas por enormes muros. Confira a aventura de Eren contra os titãs!

“O animê tem uma trama surpreendente, que vai crescendo no decorrer dos episódios, sem se perder como outros títulos do gênero.”


DEVILMAN CRYBABY

TEKE

Protagnistas de 'Devilman' e logo da Netflix.

♦ Plataforma da dublagem: Netflix.

♦ Sinopse: Em um mundo onde demônios existem e só podem ser derrotados por demônios, o jovem Ryo Asuka bola um plano para seu amigo Akira Fudo ser possuído por uma dessas entidades. Por seu “puro”, ele conseguiria controlar o demônio e é desse jeito que acaba possuído por Amon e se torna um justiceiro lutando contra demônios.

Devilman crybaby conseguiu ser um hit no ano em que saiu. Foi o primeiro animê daquele ano e foi o melhor animê ano. Todos os quesitos técnicos, incluindo trilha sonora e animação, são fantásticos. Uma releitura de um clássico dos mangás nas mãos de um dos melhores diretores da indústria da animação.”


FREE!

PACHI

Protagonistas de 'Free' e logo da Crunchyroll.

♦ Plataforma da dublagem: Crunchyroll (apenas a primeira temporada).

♦ Sinopse: Haruka Nanase ama natação desde sempre, vencendo até uma prova de revezamento com amigos durante o Ensino Fundamental. No Ensino Médio, ele monta um clube de natação no colégio Iwatobi com Nagisa, Makoto e Rei… um “terceiro elemento” que chega para firmar o clube.

“Um animê divertido sobre garotos que gostam muito de natação e discutir seus sentimentos enquanto nada juntos sem camisa. E a animação é bonita”


MOB PSYCHO 100

IGOR/LUNEI

Mob, de 'Mob Psycho' e logo da Crunchyroll.

♦ Plataforma da dublagem: Crunchyroll.

♦ Sinopse: Kageyama Shigeo, o “Mob”, não é muito bom em se expressar, mas é bom em poderes psíquicos. Para levar uma vida normal, ele “esconde” essa habilidade… Mas quando suas emoções vão a 100%, as ciusas ficam complicadas. Confira as aventuras de Mob em um mundo cheio de espíritos e de golpistas.

“Mob Psycho 100 é uma das coisas mais impressionantes vindas do Japão nos últimos anos. Totalmente surtado em traços, texturas, estilos e roteiro, é de longe o melhor animê da década passada.”


STEINS;GATE

LUCAS

Protagonistas de 'Steins Gate' e logo da Funi.

♦ Plataforma da dublagem: Funimation.

♦ Sinopse: O cientista Okabe Rintaro está desenvolvendo um “microondas” capaz de viajar no tempo. Um dia, ele consegue enviar uma mensagem para o passado e, a partir daí, sua vida muda completamente.

“Possui personagens muito bons e uma das histórias mais instigantes que eu já vi num animê. Deixa qualquer um envolvido com a trama, do primeiro ao último episódio.”


DEATH NOTE

LUIS

Light, Ryuk e o Death Note e logo da Netflix.

♦ Plataforma da dublagem: Netflix.

♦ Sinopse: Light Yagami é um estudante secundarista super inteligente. Um dia, ele dá de cara com um caderno por meio do qual consegue matar pessoas apenas escrevendo seus nomes. Ele resolve então se livrar de criminosos pelo mundo sob a identidade de “Kira”. Mas a polícia e o “super detetive” L estão atrás dele pelos seus assassinatos.

“Death Note provoca reflexões e talvez seja só isso que você precise saber.”


BUNGO STRAY DOGS

KAZU

Protagonistas de 'Bungo' e logo da Crunchyroll.

♦ Plataforma da dublagem: Cruncyhroll (apenas duas temporadas).

♦ Sinopse: Já imaginou se vários grandes nomes da literatura japonesa e mundial tivessem super-poderes e fizessem parte de uma agência de detetives… ou de uma organização criminonsa?

“Apesar de eu estar super atrasada nas temporadas, acho interessante como é trabalhada a ideia de pegar o nome/personalidade de autores e (resposta boba: dar poderzinhos pra eles) aplicar num animê que não fala diretamente sobre a literatura. Tem detalhes que fazem sentido quando se conhece o autor na vida real (tipo o Dazai que se suicidou e o Dazai do animê que é suicida). A arte é 10/10 na minha opinião, as cenas de lutas são muito bem animadas. Tem um bom humor (quase todas as cenas do Dazai são de humor), mas o animê sabe fazer a transição de ir pra um tom sério ou um tom mais melancolico quando necessario sem parecer forçado. E ainda incentiva os jovens ler e pesquisar sobre autores.”


PARASYTE

JUAN

Protagonista de 'Parasite' e logo da Netflix.

♦ Plataforma da dublagem: Netflix.

♦ Sinopse: Alienígenas invadiram a Terra e tomam o controle do cérebro de suas vítimas. Um deles acaba entrando em Shin’ichi, mas controla apenas seu braço direito. O rapaz então acaba entrando em uma luta contra esses parasitas e seus hospedeiros.

“Um tremendo marco na popularização ocidental do animê. Quebrou recordes, teve um orçamento enorme, propôs novas abordagens estéticas. E também uma das primeiras obras de animação japonesa que gerou burburinho acadêmico e chamou atenção pra estudos sobre essa mídia. É um animê cheio de simbologias interessantes e que tem muita importância histórica.”


MAZINGER Z

CÉSAR/DAILEON

Robôzão de 'Mazinger Z' e logo da Netflix.

♦ Plataforma da dublagem: Netflix.

♦ Sinopse: Um dos mais clássicos mechas, Mazinger Z é um robô gigante controlado pelo protagonista Kouji Kabuto, uma arma secreta na luta contra o maligno Dr. Hell e seus subordinados, Barão Ashura e o exército dos Máscaras de Ferro. A animação é inspirada no mangá do renomado Go Nagai.

“Mazinger Z é um dos poucos clássicos de animê que estão disponíveis via streaming. A série fez sucesso no Japão e em alguns países, mas só agora que chegou ao Brasil. Os episódios são tensos e brutais e com pitadas de bom humor.”

 

E aí? O que acharam da seleção? Já assistiu a todos? Quer recomendar algum?! Conte para a gente nos comentários!