A rede social e plataforma de blogging Tumblr divulgou sua regular lista de fim de ano sobre os tópicos mais populares no site em 2020, baseado nas tags mais utilizadas pelos usuários, levando em consideração quantas postagens foram criadas, o número de reblogues, curtidas e pesquisas. Na categoria dos animês e mangás, My Hero Academia se manteve no primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, seguido por Haikyu!! e JoJo’s Bizarre Adventure.

A lista completa com os 50 títulos mais populares está na página oficial, mas abaixo listamos quais foram os 10 primeiros colocados:

1. My Hero Academia
2. Haikyu!!
3. JoJo’s Bizarre Adventure
4. BEASTARS – O Lobo Bom
5. Naruto
6. Mo Dao Zu Shi (animação chinesa)
7. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba
8. One Piece
9. Fruits Basket
10. Sailor Moon

Haikyu!!, de Haruichi Furudate, também se destaca na segunda posição, uma larga diferença em relação à lista do ano anterior. Em 2019, a série havia ficado em 16°, e o retorno do animê é visto com um dos principais motivos do aumento de posts nesse ano. Na categoria de popularidade dos personagens de animê e mangá — e utilizando a mesma avaliação do banco de dados, a obra de Kohei Horikoshi também liderou a lista ocupando sete posições do Top 10. Vale mencionar que o Tumblr também considerou séries chinesas nas categorias de animê e mangá.

1. Izuku Midoriya (My Hero Academia)
2. Katsuki Bakugo (My Hero Academia)
3. Dabi (My Hero Academia)
4. Wei Wuxian (Mo Dao Zu Shi)
5. Shouta Aizawa (My Hero Academia)
6. Hawks (My Hero Academia)
7. Shoto Todoroki (My Hero Academia)
8. Eijiro Kirishima (My Hero Academia)
9. Lan Wangji (Mo Dao Zu Shi)
10. Levi Ackerman (Ataque dos Titãs)

Além disso, My Hero Academia foi listado em 9° lugar no rank dos 20 melhores de 2020 do Tumblr, indicando que a popularidade da obra nesta rede social excede em muito os demais títulos japoneses que figuram entre os melhores colocados nos rankings de animê e mangá – que não aparecem nesta outra tabela.


Fonte: ANN


A trama de My Hero Academia (Boku no Hero Academia) acompanha a história de Izuku Midoriya, um garoto comum que nasceu sem habilidades especiais num mundo que é natural possuir algum tipo de poder. Almejando se tornar um grande herói e com o compromisso de suceder seu maior ídolo, o herói profissional All Might, Midoriya ingressa no famoso Colégio U.A. e junto de outros alunos, ele inicia seu treinamento de herói enquanto enfrenta uma organização maligna formada pelos criminosos mais perigosos, a Liga dos Vilões.

O mangá de autoria de Kohei Horikoshi é publicado no Japão desde julho de 2014, com 28 volumes disponíveis até o momento. No Brasil, o título sai pela Editora JBC, que também trouxe os 5 volumes do spin-off de humor My Hero Academia Smash!! e o mangá Vigilante: My Hero Academia Illegals.

A versão em animê tem produção do estúdio Bones (Fullmetal Alchemist) e as quatro temporadas da série foram exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português, mas atualmente apenas a 4ª está por lá. Com dublagem, o animê é exibido na FunimationA 5ª temporada estreia em abril de 2021.

O primeiro filme da série, ‘2 Heróis’, foi exibido nos cinemas brasileiros no ano passado e está disponível em plataformas digitais como NOW, Google Play, iTunes, YouTube Filmes e Vivo Play, além do Telecine Play. O 2º filme, ‘Ascensão dos Heróis’, foi lançado diretamente nas plataformas digitais.