O Game Awards rolou ontem (10) e alguns jogos japoneses levaram prêmios. A categoria principal, O Jogo Do Ano, ficou com The Last of Us Part 2, apesar de Final Fantasy VII Remake e Animal Crossing: New Horizons também estarem concorrendo. O game da Naughty Dogs, inclusive, ganhou em mais seis categorias.

Contudo, mesmo sem o prêmio principal, esses dois jogos tiveram algumas vitórias durante o evento. O remake de Final Fantasy VII foi o Melhor RPG e também a Melhor Trilha Sonora. Já New Horizons ganhou na categoria Melhor Jogo Família.

O “novo” FF VII saiu em abril, já vendendo mais de 5 milhões de cópias mundialmente. A história toda foi dividida em partes, assim como o jogo original (ele vinha dividido em vários CDs) e a parte 2 já está caminhando desde 2019.

New Horizons é um grande fenômeno do ano. Lançado em março, o game já é o segundo mais vendido da história do Nintendo Switch, com 26 milhões de cópias. No Japão, um guia do jogo foi o terceiro livro mais vendido do ano, com 842 mil cópias.


Fonte: TGA


Animal Crossing

Personagens de 'Animal Crossing', incluindo a famosa Isabelle, e o logo da série.

Os jogos de Animal Crossing são uma espécie de “simulador de vida”. Na versão mais recente, New Horizons, o jogador cria uma personagem e se muda para uma ilha. Como as mudanças têm custos, ele fica devendo para Tom Nook, um empresário que é basicamente o dono da ilha, a qual será expandida conforme o jogador cumprir alguns pedidos de Tom. Ao pagar uma dívida, o jogador pode pedir para expandir sua casa (e contrair uma dívida maior).

A ideia da franquia é explorar o mundo de diversas formas, fomentando o crescimento da sua cidadezinha. No jogo, é possível pescar, caçar insetos, coletar materiais, construir objetos, interagir com amigos, entre outros. O primeiro Animal Crossing foi lançado em 2001, para o Nintendo 64 e os jogos principais são exclusivos de consoles Nintendo.


Final Fantasy

Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 15 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.