Na última edição de seus tradicionais vídeos semanais, a JBC revelou os detalhes do relançamento de Shaman King. A nova edição seguirá um formato 2 em 1, costumeiramente chamado de Big pela editora (inspirada nas versões americanas da VIZ Media), reunindo em 18 volumes os 35 originais japoneses. De acordo com Marcelo Del Greco, o mangá terá páginas coloridas, sobrecapa e material inédito, como novas ilustrações do autor Hiroyuki Takei.

A título de comparação, a editora alemã TokyoPop publica uma versão 2 em 1 de Shaman King desde fevereiro desse ano, atualmente no 5º volume. Já a Kodansha USA começará, em fevereiro de 2021, uma publicação em formato omnibus (3 em 1) da série. Ambas se valem das capas retrabalhadas pelo mangaká. No Brasil, segundo Del Greco, teremos uma “edição exclusiva” e a editora já negocia com a Kodansha para a elaboração de material de divulgação com as ilustrações de capa originais — provavelmente haverá marcadores e cartões postais.

Comparação das capas antiga (à esquerda) e nova (à direita) de ‘Shaman King’ retrabalhadas pelo autor | Reprodução/Shueisha/Kodansha.

O mangá será publicado também em formato digital e deve chegar junto ao novo animê da série, previsto para abril de 2021. Vale lembrar que Shaman King 0, anunciado pela JBC junto ao relançamento e ainda inédito no Brasil, também será publicado por aqui, a princípio apenas na versão em ebook.

A editora ainda não revelou o preço e o papel a ser utilizado no miolo, o que deve ser divulgado em breve.


Fonte: Editora JBC.


Shaman King foi publicado na popular Shonen Jump (Shueisha) entre 1998 e 2004, totalizando 32 volumes encadernados (mas uma reimpressão em 2009 trouxe o chamado “verdadeiro final”). Uma continuação intitulada Shaman King: The Super Star teve início em 2018 na Shonen Magazine Edge, com 4 volumes até então. Outros spin-offs em mangá também foram publicados no Japão ao longo dos últimos anos, como o próprio Shaman King 0. Atualmente, os direitos da série estão ligados à Kodansha, responsável por uma edição digital da série em 35 volumes.

A história de Shaman King começa quando um garotinho chamado Manta, durante um retorno para casa após o cursinho, resolve pegar um atalho por um cemitério. Por lá ele avista um outro garoto, Yoh Asakura, que conversa com um espírito. Em seguida, Yoh entra para a escola de Manta e explica que ele é um shaman, e que procura por um espírito parceiro para participar de um grande torneio mundial de shamans.

O animê estreou no Brasil em 2002 pela Fox Kids e teve alguns episódios lançados em DVD. Adquirido pela Globo, teve poucos episódios exibidos, indo para a geladeira por ser considerado impróprio para as manhãs. Mais tarde, foi exibido em plataformas de streaming como o Claro Vídeo.

Em junho desse ano foi anunciado um remake da série, previsto para estrear em abril de 2021. Dessa vez, será adaptada toda a história do mangá e já é possível conferir as imagens e um trailer de divulgação.