A temporada final de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) estreou em 7 de dezembro e pode acabar com apenas 16 episódios, sugere o Anime News Network. Atualmente na 4ª semana de exibição, a produção do estúdio MAPPA teve 2 volumes de DVD e Blu-ray listados para a pré-venda, previstos para 19 de maio e 21 de julho. O primeiro disco terá os episódios 60-67 e o segundo terá do 68 ao 75 — 16 episódios portanto.

No entanto, cabe ressaltar algumas questões. A primeira delas é que o número é considerado baixo em relação ao número de capítulos do mangá que resta a ser adaptado. Por esse motivo, há quem imagine que a série seria encerrada com um filme, prática que pode crescer após o sucesso de Demon Slayer The Movie: Mugen Train, continuação direta da primeira temporada do animê homônimo.

Outro ponto é que em novembro, um mês antes da temporada final de Shingeki no Kyojin ir ao ar, um insider lançou no Twitter a seguinte pergunta: “Como soa 16 episódios para a última temporada de Attack on Titan (parte 1)?” Embora a produção não tenha se referido a possibilidade do animê ser dividido em duas partes, não é de descartar que seja o caso, tendo em vista que o mesmo perfil foi um dos que cravaram — em maio de 2019 — a troca de estúdio de Shingeki.

E aí, será que 16 episódios é suficiente para narrar o resto da história de Eren? Ou haverá ainda uma outra parte ou até mesmo um longa-metragem? Vale lembrar que o mangá de Hajime Isayama será concluído nos próximos capítulos, totalizando 34 volumes encadernados.


Fonte: Website de Attack on Titan e ANN


Titã e Eren, em cena de 'Shingeki no Kyojin'

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi criado como mangá por Hajime Isayama em 2009, nas páginas da Bessatsu Shonen Magazine. Os capítulos reúnem até o momento 33 volumes encadernados, com publicação no Brasil pela Panini – que também trouxe os spinoffs da franquia Ataque dos Titãs: Antes da Queda e Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos.

O animê surgiu em 2013, pelo WIT Studio, tornando-se um sucesso mundial. Conta a história de um mundo distópico onde a humanidade vive isolada por muros, buscando a sobrevivência contra os “titãs”, criaturas enormes que se alimentam dos homens. A nova temporada estreou no último domingo e ficou por conta do estúdio Mappa.

Atualmente, Attack on Titan tem exibição na TV aberta brasileira pela Loading, de segunda a sexta às 20h30, dentro do bloco Funimation TV. A 4ª e última temporada estreou por streaming no último domingo na Crunchyroll, que exibe os episódios legendados simultaneamente com o Japão. Pouco depois, os episódios também chegam à plataforma da Funimation (legendados, mas uma dublagem já foi prometida para sair em breve), que também traz as temporadas anteriores com opção de dublagem em português.

Dois longas-metragens em live-action, produzidos em 2015, foram exibidos em sessões restritas em cinemas do Brasil em 2018 e atualmente estão disponíveis na Netflix. Três filmes compilatórios que resumem as duas primeiras temporadas do animê também chegarão de maneira oficial por aqui até o fim do mês, no Amazon Prime Video. Saiba mais em nossas críticas aqui e aqui.