Já dizia a canção natalina de John Lennon: “Another year over/A new one just begun“. 2020 virou história (já foi tarde) e 2021 chegou prometendo ser mais um ano festivo para as principais franquias de tokusatsu. O Brasil não deverá ficar de fora de uma das comemorações e já temos alguns títulos confirmados que deverão pintar em breve.

A primeira Coluna do Daileon do ano fará um balanço de expectativas para os próximos 12 meses desse universo. Vamos juntos!


Invasão Ultra!

Ultraman Orb "voando" com a mão direita esticada e fechada, como se estivesse dando um soco.

Ultraman Orb irá começar a nova fase do tokusatsu na TV. | Divulgação/Tsuburaya.

No final da edição anterior, comentei brevemente sobre o canal Loading, que ainda estava em sua semana de estreia. Vou iniciar falando também sobre o novo canal e o grande anúncio que movimentou o fandom de tokusatsu.

De lá pra cá venho acompanhando os programas Mais Geek, Mega Power Brasil, a primeira temporada de Power Rangers: Morfagem Feroz e também revendo os clássicos Saint Seiya: The Lost Canvas (Cavaleiros é Cavaleiros! Sem mais!), Cardcaptor Sakura (não é meu animê favorito, mas acompanhava sempre que eu podia na Globo e no Cartoon Network), O Pequeno Príncipe (o primeiro animê que eu assisti na vida, quando passava no SBT) e o excelente/divertido/indispensável O Mundo de Beakman (um dos meus programas favoritos da TV Cultura, lá na distante década de 1990).

Ah, e é legal ver amigos meus, que são produtores de conteúdo, envolvidos no projeto. A direção de programação é do Anderson “Haterman” Abraços. No Mais Geek, Clayton Ferreira continua no comando e com a direção do Takeshi Oyama. Raphael Maiffre apresenta o Mega Power Brasil. E até o Teily Fábio, do canal Coleção em Ação Show, está na programação.

No final de dezembro, eu estava em recesso e acabei quebrando um pouco esse período por fazer questão de noticiar aqui no site JBox que a Loading anunciou nada menos que 10 séries Ultraman. Isso é o que eu chamo de “Invasão Ultra”.

É uma chance que nós, fãs de tokusatsu, estamos tendo depois de quase 16 anos da última exibição de Ultraman Tiga na TV brasileira. Uma chance foi desperdiçada lá no começo dos anos 2000 e agora a franquia está tendo uma redenção numa emissora especializada em cultura pop. Mais do que justo e já estava mais do que na hora disso acontecer.

As séries anunciadas são Ultraman (1966~67), Ultra Seven (1967~68), O Regresso de Ultraman (1971~72), Ultraman Leo (1974~75), Ultraman Mebius (2006~07), Ultraman Orb (2016), Ultraman Orb: The Origin Saga (2016~17), Ultraman Geed (2017), Ultraman R/B (2018) e Ultraman Taiga (2019). Orb deverá estrear primeiro, com previsão para março.

Protagonistas de Ultraman Leo.

A melhor série Ultra da era clássica finalmente vai passar na TV brasileira! | Divulgação/Tsuburaya.

Dentre os títulos, estou ansioso para rever Ultraman Leo, desta vez com uma versão brasileira. Será a quarta série Ultra da era Showa a passar nas nossas telinhas. Vale lembrar que o título não é inédito no Brasil, pois o clássico já esteve no catálogo da Chunchyroll entre 2014 e 2018.

Sou suspeito pra falar que esta é A (com A maiúsculo mesmo) melhor série Ultra da era Showa, devido à sua intensa carga dramática. Além de ser praticamente uma continuação de Seven, já que vemos Dan Moroboshi como capitão da MAC, sem seus poderes, manco de uma das pernas, consequentemente amargurado e treinando Gen Ootori sem dó nem piedade.

Nestor Chiesse (Hypnos em Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades) foi a voz Leo em Ultraman: O Filme – Mega Batalha na Galáxia Ultra. Acredito ser possível que ele reprise o papel. O mesmo para Rodrigo Andreatto (Yukito em Cardcaptor Sakura), que já emprestou sua voz para Mirai Hibino/Mebius neste filme e em mais dois filmes do herói.

Além disso, o animê SSSS.Gridman, baseado no clássico Denkou Choujin Gridman (que deu origem ao Superhuman Samurai nos EUA), também está confirmado e terá dublagem pelo estúdio Unidub. Sei que é sonhar alto demais, mas seria legal ver o elenco da dublagem de Superhuman Samurai de alguma forma (hehehe!). Segundo o próprio Haterman em entrevista para o canal TokuDoc, serão cerca de 20 séries tokusatsu. Claro que não será lançado tudo de uma vez. Tudo tem um processo pra ficar pronto.

No Japão, o que se sabe até agora é que a Tsuburaya começou as comemorações dos 55 anos do clássico original e 25 anos da trilogia da era Heisei – Tiga, Dyna e Gaia. O Guerreiro da Luz, que já passou pelas emissoras Record e Rede 21, terá seus principais momentos relembrados na série Ultraman Chronicle Z: Heroes’ Odyssey, que estreia esta noite.

Isso é a ponta do iceberg. Quem sabe o novo Ultraman, que deve estrear lá pelo segundo semestre, tenha alguma ligação com Tiga. É uma boa hora pra entrar no hype desse maravilhoso – e injustiçado – clássico.


E a Band?

Kamen Rider Black, a foto enquadra os ombros e rosto dele.

Black volta ou não volta pra Band? | Divulgação/Toei.

Na mesma noite em que a coluna passada foi publicada, saiu esta notícia sobre o fim da novela sobre os direitos conexos da dublagem de Kamen Rider Black. Após 99 dias de suplício, a distribuidora Sato Company e o dublador Elcio Sodré finalmente entraram em acordo (♪Aleluia♪).

Nem preciso dizer outra vez o quanto isso foi desgastante, tanto para o fandom quanto para ambos os lados. E até mesmo pra Band, que deixou de exibir as séries tokusatsu ainda em setembro passado. O que esperar? A boa vontade da emissora do Morumbi para dar uma chance.

Sendo bem sincero, não sei se isso vai mesmo acontecer. Espero que eu esteja errado. Mas se acontecer, tanto a Band quanto a Sato terão que montar uma estratégia pra começar tudo de novo e – provavelmente – em outro horário que não seja domingo de manhã (querendo ou não, o Show do Esporte veio pra ficar).

E só pra citar: Black já está completo no Prime Video. Estavam faltando os episódios 46 e o 49 (com as mortes de Baraom e Danker, respectivamente), mas agora estão disponíveis. Valeu, seu Sato!


Fora da Netflix? E agora?

Rangers de Aquitar, um planeta alienígena de Mighty Morphin Power Rangers.

Os Rangers de Aquitar. | Divulgação/Hasbro.

A maior plataforma de streaming poderá não ser mais a mesma a partir de 1º de fevereiro. Isso porque várias temporadas de Power Rangers deverão ser expiradas nesta data.

Particularmente falando, terminei de rever a terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers na semana passada. Ainda estava revendo a segunda quando publiquei esta notícia, em agosto, sobre a possibilidade do clássico sair do ar em 1º de fevereiro. O contrato está perto do prazo final, que é de 10 anos.

Feliz porque MMPR vai continuar por mais algum tempo (sabe-se lá até quando, então aproveite!). Mas estou triste, pois comecei a rever Mighty Morphin Alien Rangers (minissérie de 10 episódios que teve a dublagem clássica mantida) e não terei tempo hábil para rever Power Rangers Zeo na íntegra. :(

É bem verdade que a Netflix se tornou uma referência de mídia quando o assunto é Power Rangers, por todo esse tempo que passou.

Pode ser que a Hasbro esteja preparando uma renovação e está mantendo o suspense (assim como é o caso da Nickelodeon americana, que exibiu as temporadas recentes). Pode ser que outra plataforma de streaming agregue as temporadas. O que não dá é ficar sem um acesso oficial à franquia por muito tempo, ainda mais agora que os heróis multicoloridos estão em expansão.


Esquadrão máquina

Esquadrão principal do Sentai Zenkaiger.

Zenkaiger, o 45º Super Sentai. | Divulgação/Toei.

Falando em heróis multicoloridos, também estou curioso pra saber como será Kikai Sentai Zenkaiger, que marca os 45 anos da franquia Super Sentai (numericamente falando, já que Gorenger é de 1975).

Dá pra perceber que a nova série vai fugir um pouco dos padrões. Teremos mais um líder da cor branca (tivemos dois em JAKQ e Kakuranger). Os demais membros serão robôs, possivelmente chamados de Kikanoides. O legal é que os robôs serão espécies de releituras de alguns robôs gigantes e suas moedas possuem a enumeração dos respectivos esquadrões.

Superar Gokaiger (de 2011) é uma missão impossível. Mesmo que Zenkaiger não tenha essa pretensão, esperamos que seja uma série que respeite a franquia e principalmente sua cronologia, como na época do Esquadrão Pirata. Não dá pra falar muito ainda, uma vez que os detalhes serão divulgados oficialmente na próxima sexta, dia 15.


Cinquentão!

O primeiro Kamen Rider em posição de combate!

O primeiro Kamen Rider. | Divulgação/Toei.

Kamen Rider vai completar 50 anos no dia 3 de abril. O canal Toei Tokusatsu, no YouTube, já garantiu que vai exibir episódios selecionados da franquia a partir do dia 16. Os títulos podem ser anunciados antes da data ou podem aparecer de surpresa (como aconteceu recentemente com outras séries).

Black e Zi-O podem ficar indisponíveis, pois as séries já são exibidas no Brasil. Legal essa iniciativa do canal e saber que estarão com legendas em inglês (coisa que está fazendo falta para a maioria dos episódios de outras séries). Mas Kamen Rider merece muito mais que episódios escolhidos a dedo. Poderia virar uma segunda linha na grade do Toei Tokusatsu, com séries diferentes para cada dia da semana.

Filmes nos cinemas japoneses? Talvez. Se for pra ter outro fanservice nonsense, é melhor deixar quieto.

Nova dobradinha no Brasil? É possível. Se rolar mesmo, aposto em Black RX e Zero-One, considerando que Nelson Sato costuma investir em clássicos e pegar uma série mais recente. Se vierem, que não seja no “curto-prazísmo”. A novela do retorno de Black é uma lição a ser tirada.

E sobre Kamen Rider Saber, confesso que estava com episódios pendentes (devido às minhas horas extras nesse fim de ano) e fiz o favor a mim mesmo de tirar esse atraso agora nas minhas férias. A série tá muito boa e já se encaminhou para uma pegada mais dramática. Em breve eu vou retomar a minha rotina de comentar sobre as séries tokusatsu em meu blog, além de releituras de animês clássicos que estão rolando.


A batalha do século

Godzilla e King Kong se encarando.

Godzilla e King Kong se enfrentarão mais uma vez. | Divulgação/Legendary.

Se nada der errado, teremos Godzilla vs. Kong nos cinemas. O filme foi adiado pela segunda vez em junho por causa da pandemia da COVID-19. Originalmente, a produção estava programada para março de 2020, depois para novembro do mesmo ano e depois para maio de 2021.

Acredito na possibilidade da batalha do século ser remanejada para o segundo semestre, por conta de restrições de saúde.

Apesar de críticos da imprensa (não especializada em tokusatsu) ter sido injusta em suas “análises” sobre Godzilla II: Rei dos Monstros, esta foi a melhor adaptação americana até agora, por transmitir uma mensagem mais heroica do kaiju, e dar um significado apoteótico.

Difícil saber qual dos dois gigantes irá vencer e o que eles podem enfrentar nessa reta final da mitologia MonsterVerse. King Kong venceu na versão original, contra Godzilla, uma vez que o monstro japonês ainda era visto como vilão na época. Isso apesar da ambiguidade que a trama original tinha dado a entender.

Hoje o cenário é diferente. Aliás, na pré-produção do clássico duelo de 1962 cogitava-se um empate. Talvez esse possa ser o caso do novo filme. Veremos…


Bônus: A la Jack Bauer

Elenco de 24 Japan, a versão japonesa de 24 Horas.

O elenco da versão nipônica de 24 Horas. | Divulgação/TV Asahi.

Eu já disse aqui que sou fã de longa data de 24 Horas e considero como uma das melhores séries americanas dos últimos 20 anos. Acompanhar os longos dias de Jack Bauer era de deixar o espectador na ponta do sofá, roendo as unhas e ficar com o coração na mão. Noites de segunda-feira que não voltam mais…

Tá, eu sei que não é tokusatsu, mas é que 24 Japan tem atores do gênero. Vale a menção honrosa deste colunista.

Confesso que vi apenas o primeiro episódio (o acesso ainda é escasso). Quem viu a primeira temporada de 24 Horas, nem vai se surpreender tanto. A versão japonesa é praticamente a mesma coisa que aconteceu no fatídico dia em que o (ex-)agente da CTU salvou a vida de David Palmer, candidato negro e democrata, de um atentado terrorista.

Na versão nipônica, Genba Shido, agente da CTU de Tóquio (e contraparte de Bauer), tem que salvar Urara Asakura (a contraparte de Palmer), a primeira mulher que está prestes a se tornar a primeira ministra do Japão. Shido também tem que se preocupar com sua filha, que fugiu de casa na calada da noite e lidar com uma possível conspiração por parte de alguns de seus colegas da Unidade Contra-Terrorista.

Kiefer Sutherland como Jack Bauer em 24 Horas.

Jack Bauer em seu primeiro longo dia. | Divulgação/Fox.

Não vou falar muito pra não dar spoiler pra quem ainda não viu nenhuma das séries (minha dica: assista as oito temporadas de 24 Horas no Prime Video. Garanto que não vai se arrepender). Mas só pra atiçar a curiosidade do público em geral: Toshiaki Karasawa (Genba Shido) já fez uma breve participação no episódio 7 de Goggle Five (1982) e esteve no filme Birth of the 10th! Kamen Riders All Together!! (1984).

Yuma Ishigaki (Geki Jumonji/Gavan Type G) é um agente da CTU e aparece logo nas primeiras cenas. Shiro Sano, que participou de alguns filmes de Godzilla, interpreta a contraparte de George Mason (diretor da CTU nas duas primeiras temporadas).

Há outros atores de tokusatsu que foram anunciados no final de agosto (saiba mais aqui). Não vou falar sobre eles, pois seus personagens são as surpresas da trama. Só digo o seguinte: olho no personagem do veterano Yu Kamio, que é lembrado até hoje como Dr. Maki em Kamen Rider OOO. Quem já assistiu a versão original, já sabe qual personagem ele representa.

Tomara que 24 Japan ganhe uma segunda temporada, mesmo que siga um rumo parecido com o Dia 2 de Bauer. Ou se tiver um final diferente da primeira temporada original, que tenha um caminho próprio depois desses 24 episódios em tempo real. No mais, é interessante ver as diferenças culturais que vão surgindo, incluindo o padrão do relógio digital e a frequência em que aparece.

Curiosamente: 24 Japan é a segunda adaptação estrangeira de 24 Horas. A primeira foi uma versão indiana, onde o Jack Bauer teve uma contraparte interpretada por Anil Kapoor, que esteve na oitava temporada da série original como Omar Hassan, presidente da fictícia República Islâmica de Camistão.


E pra você? Quais as expectativas para o tokusatsu em 2021? Deixe seu comentário e vamos interagir. ;) Té +.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.