Com data marcada para 25 de abril, a 93ª edição do Oscar já possui uma lista com pré-indicados na categoria Melhor Filme de Animação. De acordo com o The Wrap, site especializado em notícias sobre entretenimento, 27 longas animados foram submetidos para análise da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dentre os quais 6 são produções japonesas.

A definição dos 5 nomeados — isto é, os filmes que efetivamente que irão concorrer ao prêmio — sairá no dia 15 de março. Confira a lista preliminar abaixo.

Filmes em animê:

  • Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba – The Movie: Mugen Train (baseado no mangá de Koyoharu Gotouge);
  • Tesourinha e a Bruxa/Earwig and the Witch/Aya to Majo (Goro Miyazaki e Studio Ghibli, baseado no romance homônimo de Diana Wynne Jones);
  • Lupin III: O Primeiro (Dirigido por Takashi Yamazaki, baseado no mangá de Monkey Punch);
  • ON-GAKU: Our Sound (Kenji Iwaisawa, baseado no mangá de Hiroyuki Ohashi);
  • Ride Your Wave (Masaaki Yuasa);
  • Olhos de Gato (Junichi Sato e Tomotaka Shibayama).

Os filmes que completam a lista são:

  • Accidental Luxuriance of the Translucent Watery Rebus (Dalibor Baric, Croácia);
  • Bombay Rose (Gitanjali Rao, Índia);
  • Calamity (Rémi Chayé, França e Dinamarca);
  • Os Croods 2: Uma Nova Era (Joel Crawford, EUA);
  • Fábrica de Sonhos (Kim Hagen Jensen e Tonni Zinck, Dinamarca);
  • Kill It and Leave This Town (Mariusz Wilczynski, Polônia);
  • Mosley (Kirby Atkins, Nova Zelândia);
  • My Favorite War (Ilze Burkovska Jacobsen, Letônia e Noruega);
  • The Nose or Conspiracy of Mavericks (Andrey Khrzhanovskiy, baseado no conto “O Nariz”, de Nikolai Gógol, Rússia);
  • No. 7 Cherry Lane (Yonfan, Hong-Kong);
  • Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (Dan Scanlon, EUA);
  • A Caminho da Lua (Glen Keane e John Kahrs, EUA e China);
  • Sapatinho Vermelho e os Sete Anões (Sung-ho Hong, Coréia do Sul);
  • Scooby!: O Filme (Tony Cervone, EUA);
  • Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca (Will Becher e Richard Phelan, Reino Unido);
  • Soul (Pete Docter e Kemp Powers, EUA);
  • Bob Esponja: O Incrível Resgate (Tim Hill, EUA);
  • Astro Kid (Terra Willy, Eric Tosti, França);
  • Trolls 2 (Trolls World Tour, Walt Dohrn e David P. Smith, EUA);
  • Os Irmãos Willoughby (Kris Pearn, EUA e Canadá);
  • Wolfwalkers (Tomm Moore e Ross Stewart, EUA, França, Irlanda, Luxemburgo e Reino Unido).

Saiba mais sobre os filmes:

Demon Slayer –  The Movie: Mugen Train

Imagem: Arte promocional de Kimetsu.

Produzido pelo ufotable e com distribuição pela Aniplex, Demon Slayer –  The Movie: Mugen Train estreou em 16 de outubro de 2020 no Japão, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. O longa será exibido nos EUA em 2021 em uma parceria da Aniplex com a Funimation – quem sabe ele acabe chegando por aqui. A história é uma continuação direta da primeira temporada do animê, exibido oficialmente no Brasil pela Crunchyroll.

Baseado no mangá de Koyoharu Gotouge, publicado na Shonen Jump entre 2016 e 2020, com 23 volumes encadernados no total, a trama se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.

O filme bateu inúmeros recordes no Japão e no mundo e uma continuação pode estar em planejamento.


Tesourinha e a Bruxa

Imagem: Arte promocional de Earwig.

Dirigido por Goro Miyazaki, filho do renomado Hayao Miyazaki e diretor de Contos de Terramar, Earwig and the Witch foi ao ar em 30 de dezembro na NHK. A história adapta o livro de Diana Wynne Jones (autora do livro que originou o filme O Castelo Animado, também do Ghibli), que nos apresenta a pequena Earwig (Tesourinha, em português e Aya em japonês), uma menina que vive num orfanato. Um dia, ela é adotada por Bella Yaga e logo descobre que sua mãe adotiva é uma bruxa. Ao invés de se assustar, Earwig decide mostrar quem é que manda na casa.

Não há previsão para o lançamento do filme no Brasil, mas não deve demorar considerando o buzz natural que filmes do Ghibli geram. Nos EUA, a animação está prevista para 2021 (confira o trailer).


Lupin III: O Primeiro

Imagem: Arte promocional de Lupin III: O Primeiro.

Com direção de Takashi Yamazaki, o mesmo de Dragon Quest: Your Story (disponível na Netflix), este é o primeiro longa em computação gráfica (3DCG) da série de Lupin. Baseado no mangá de Monkey Punch, a trama apresenta uma nova personagem chamada Leticia, que acompanha Lupin na missão de roubar o “Diário de Bresson’ – algo que nem os antepassados do maior ladrão do mundo conseguiriam.

O filme estreou no Japão no dia 6 de dezembro de 2019 e saiu no Brasil no dia 3 de junho, através da Sato Company em vários serviços de streaming on demand (NOWVivo PlaySKYLookeiTunes e Microsoft Store). A ideia da Sato era a de exibir o longa nos cinemas, mas, devido à pandemia, os planos foram alterados.

Tema resenha do longa feita por Leonardo Kitsune aqui.


ON-GAKU: Our Sound

Imagem: Arte promocional de ON-GAKU.

Com direção de Kenji Iwaisawa, On-Gaku: Our Sound é uma adaptação animada do mangá de Hiroyuki Ohashi, publicado no Japão em 2019, pela editora Kanzen.

A comédia slice of life gira em torno de três punks que decidem montar uma banda, mas que nunca tocaram instrumento algum na vida.  Lançado em 2019 numa exibição no Festival Internacional de Animação de Ottawa, no Canadá, trata-se de uma produção independente.


Ride Your Wave

Imagem: Arte promocional de Ride Your Wave.

Kimi to, Nami ni Noretara (Ride Your Wave) é um longa animado dirigido por Masaaki Yuasa (Devilman: Crybaby, Keep Your Hands Off! Eizouken) e lançado em 2019. Apesar de não atingir a bilheteria esperada, o filme conquistou uma série de prêmios, dentre eles o 52° Festival de Cinema de Sitges, na categoria Melhor Filme Animado, a Taça de Ouro na mesma categoria, no Festival Internacional de Cinema de Xangai, e o Prêmio Satoshi Kon de Excelência em Animação, no Festival Internacional de Cinema de Montreal.

Nele acompanhamos Hinako Mukaimizu, uma jovem surfista que se muda para uma cidade costeira afim de entrar na universidade e praticar seu esporte favorito. No entanto, quando seu novo apartamento pega fogo, ela é salva pelo bombeiro Minato Hinageshi. Os dois logo se tornam amigos e passam a surfar juntos, o que acaba criando um vínculo afetivo entre eles — mas o trauma de um triste acontecimento pode impedir que Hinako siga sua vida em frente…


Olhos de Gato

Imagem: Arte promocional de Olhos de Gato.

Dirigido por Junichi Sato (de Sailor Moon e Sailor Moon R) e Tomotaka Shibayama (Blue Exorcist), Olhos de Gato estreou ganhou estreia mundial em junho de 2020. No Brasil, é possível assistir à película com opção dublada na Netflix.

Na trama, Miyo “Muge” Sasaki é uma peculiar estudante do segundo ano apaixonada por seu colega de classe, Kento Hinode, e passa a lhe observar todos os dias mas ele nunca a nota. Ao descobrir uma máscara mágica que transforma quem quer que use num gato, Muge começa a utilizar o disfarce da máscara para se aproximar do garoto que ama, mas o poder que lhe aproxima de Hinode também pode torná-la incapaz de voltar a ser humana.

O roteiro é assinado por Mari Okada (Anohana) e a canção-tema, “Hana ni Borei” (Um fantasma para uma flor, em tradução literal). foi gravada pelo duo YorushikaConfira a crítica do filme clicando aqui.


Fonte: The Wrap via ANN.