Avex, uma das grandes gravadoras japonesas, inaugurou hoje (21) uma rádio virtual com transmissão 24h. A programação? Horas ininterruptas de músicas do gênero eurobeat ilustradas com cenas do animê de Initial DHI-BPM STUDIO 24/7 Live Radio está disponível para acessar de qualquer lugar, basta acessar o canal no YouTube.

Para os menos familiarizados, o eurobeat é um gênero musical surgido em partes da Europa em meados dos anos 1980 e consolidado na década posterior. A Itália, com uma significativa produção concentrada no norte do país, é uma das referências do eurobeat que logo teve sua sonoridade associada à velocidade e aos automóveis.

https://www.youtube.com/watch?v=ZX9dOMOACt8

Diferentemente de ritmos ligados ao estilo chill out (das famosas “músicas para relaxar”), que andam em alta com playlists de lo-fi hip-hop e coisas do tipo, o eurobeat tem proposta oposta, sendo o seu objetivo o de “energizar” o ouvinte. O animê de Initial D surge em 1998 nesse contexto, sendo o gênero musical de raiz europeia parte constitutiva de sua trilha sonora.

Initial D surgiu como mangá em 1995, no Japão, onde foi publicado na revista seinen Young Magazine, da Kodansha. Com autoria de Shuichi Shigeno, a série original foi concluída em 48 volumes, mas ainda rendeu uma continuação, MF Ghost, em andamento desde 2017 (publicada na mesma revista de sua antecessora).

A série original foi totalmente adaptada em animê, com produção da própria Avex e divididas em “estágios” . No Brasil, a série foi exibida parcialmente pelo extinto canal Animax. O mangá, no entanto, segue inétido por aqui.

De acordo com a Avex, as cenas exibidas foram retiradas dos três filmes animados da franquia: New Initial D The Movie – Legend 1: Awakening (2014), New Initial D the Movie – Legend 2: Racer (2015) e New Initial D Movie: Legend 3: Mugen (2016).


Fonte: Release de imprensa.