E mais um episódio de Kamen Rider foi lançado neste fim de semana pelo canal Toei Tokusatsu World Official, em comemoração aos 50 anos da franquia do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). Desta vez é o primeiro episódio do clássico Kamen Rider Amazon, de 1974, que está disponível desde o meio-dia deste sábado (23), com legendas em inglês (tradução automática para português nas configurações do YouTube).

Assista o episódio:

Episódio 1 – Man or Beast? The Cool Guy Who Came From the Jungle! (Hito ka? Yajū ka? Mitsurin Kara Kita Sugoi Yatsu!)

Exibido no Japão em: 19 de outubro de 1974

 

Kamen Rider Amazon foi a quarta série da franquia criada por Ishinomori. O protagonista é o jovem Daisuke Yamamoto, que viveu com uma tribo amazônica desde que seus pais morreram num acidente de avião. Para deter a organização maligna Geddon, que visa dominar o Japão, Daisuke é submetido a um ritual místico que o torna em um Kamen Rider.

Tobei Tachibana (interpretado pelo saudoso Akiji Kobayashi, o Capitão Muramatsu de Ultraman), que foi o mentor dos Riders anteriores, se alia ao herói. Além de formar um elo de com os irmãos Ritsuko e Masahiko Okamura.

Amazon foi a última série Kamen Rider da era de ouro exibida pela emissora NET (atual TV Asahi). Totalizando apenas 24 episódios, exibidos entre 19 de outubro de 1974 e 29 de março de 1975, o clássico era exibido nas noites de sábado, das 19h30 às 20h. Seu lugar foi ocupado por Himitsu Sentai Gorenger, outra criação de Ishinomori e que foi canonizada anos mais tarde como a primeira série Super Sentai. Kamen Rider Stronger, o sucessor de Amazon, foi exibido pela emissora TBS, antecedendo o horário de Gorenger.

Além de aparecer em vários filmes de Kamen Rider, Amazon teve uma versão alternativa nos episódios 28 e 29 de Kamen Rider Decade (2009).

Kamen Rider Amazon ainda rendeu um spin-off chamado Kamen Rider Amazons (com S no final do título). Esta é uma produção de 2016 é exclusiva da plataforma de streaming Amazon Prime Video, que faz parte das comemorações dos 45 anos da franquia. Possui duas temporadas com 13 episódios cada, com uma carga mais dramática e violência digna do estilo gore.

No Brasil, Kamen Rider Amazons está disponível no Prime Video brasileiro como Amazon Riders, mas com legendas em inglês.


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


Toei Tokusatsu

Imagem: Protagonistas de 'Sharivan', 'Solbrain' e 'Patrine' (ou 'Poitrine').

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com quase 150 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.

A atual programação inclui três clássicos exibidos no Brasil na década de 1990, além de séries do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). Confira as atrações (pelo horário de Brasília):

Domingos

  • 12h – The Kagestar (1976~77)

Segundas

  • 12h – Kikaider (1972~73)

Terças

  • 12h – Batten Robomaru (1982~83)

Quartas

  • 12h – Space Cop Sharivan (1983~84)

Quintas

  • 12h – Marin Gumi (1988)

Sextas

  • 12h – Solbrain (1991~92)
  • 21h – Patrine (Poitrine, 1990)

Sábados

  • 12h – Voltes V (animê, 1977~78)