Prosseguindo os lançamentos de episódios selecionados das séries Kamen Rider, em comemoração aos 50 anos da franquia do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998), o canal Toei Tokusatsu World Official lançou o primeiro episódio de Kamen Rider Ryuki nesta sexta (22), com legendas em inglês (tradução automática para português nas configurações do YouTube).

Assista o episódio:

Episódio 1 – The Secret Story’s Birth (Tanjō Hiwa)

Exibido no Japão em: 3 de fevereiro de 2002

 

Kamen Rider Ryuki conta a história de Shinji Kido, um estagiário de um serviço de notícias online, ORE Jornal, que descobre um dos baralhos do Advent Card. Logo ele descobre a existência do mundo dos espelhos e é atacado por um monstro. Ao ser salvo por Ren Akiyama, o Kamen Rider Knight, Shinji decide enfrentar os monstros do espelho e defender nossa realidade. Assim nasce Kamen Rider Ryuki.

Exibida nas manhãs de domingo pela TV Asahi entre 3 de fevereiro de 2002 e 19 de janeiro de 2003, Kamen Rider Ryuki teve 50 episódios e foi a terceira série da franquia na era Heisei. A trama inovou ao apresentar 13 Kamen Riders numa única série, algo jamais visto até então. Além de breves aparições em filmes da franquia, o herói ganhou uma minissérie de três episódios como parte do Rider Time, derivado de Kamen Rider Zi-O.

Em 2009, Ryuki foi exibido nos EUA como Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (Kamen Rider: Dragon Knight), a primeira adaptação ocidental de um motoqueiro mascarado desde Saban’s Masked Rider (1995~96), o clássico “trash” baseado em Kamen Rider Black RX (1988~89).

Transmitido nas manhãs de sábado do canal americano The CW (o mesmo de Smallville e Supernatural), O Cavaleiro Dragão teve apenas 40 episódios. Porém, a série foi cancelada antes da exibição dos últimos dois episódios, que foram disponibilizados na internet logo depois.

Imagem: Personagens de Kamen Rider Ryuki.

Nos EUA, Ryuki foi adaptado como Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão | Divulgação/Toei

No Brasil, O Cavaleiro Dragão foi exibido primeiramente na Globo, onde alguns episódios foram exibidos antes mesmo dos EUA em julho de 2009. O canal pago Cartoon Network também exibiu a série nas noites de quarta-feira.

Na época, como parte dos 10 anos dos Heisei Kamen Riders, o canal pago japonês Toei Channel exibiu Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, com dois episódios nas tardes de terça. Curiosamente, alguns atores de Ryuki participaram da versão japonesa para interpretar suas respectivas contrapartes.

Entre abril e junho de 2010, a TV Asahi exibiu os primeiros 13 episódios de O Cavaleiro Dragão nas madrugadas de quinta para sexta, com novos temas de abertura e encerramento.

Ainda no canal Toei Tokusatsu, estão disponíveis os dois primeiros episódios da série original de 1971, lançados no fim de semana passado.


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


Toei Tokusatsu

Protagonistas de 'Sharivan', 'Solbrain' e 'Patrine' (ou 'Poitrine').

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com quase 150 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.

A atual programação inclui três clássicos exibidos no Brasil na década de 1990, além de séries do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). Confira as atrações (pelo horário de Brasília):

Domingos

  • 12h – The Kagestar (1976~77)

Segundas

  • 12h – Kikaider (1972~73)

Terças

  • 12h – Batten Robomaru (1982~83)

Quartas

  • 12h – Space Cop Sharivan (1983~84)

Quintas

  • 12h – Marin Gumi (1988)

Sextas

  • 12h – Solbrain (1991~92)
  • 21h – Patrine (Poitrine, 1990)

Sábados

  • 12h – Voltes V (animê, 1977~78)