Nesta terça (26), a editora NewPOP anunciou o lançamento do mangás originais de Kamen Rider e Kamen Rider Black, escritos e ilustrados pelo saudoso Shotaro Ishinomori (1938~1998). As publicações eram aguardadas há longa data pelos fãs brasileiros de tokusatsu e finalmente chegou a oportunidade de conferir esses materiais de forma oficial.

O primeiro mangá de Kamen Rider será lançado em 3 volumes. Originalmente, no ínício da década de 1970, foi publicado em quatro volumes pela Shonen Magazine. Os dois primeiros episódios da série televisiva de 1971 estão disponíveis atualmente pelo canal Toei Tokusatsu no YouTube.

Quanto ao Black, foi publicado originalmente pela Shonen Sunday entre 1987 e 1988, com um total de 21 capítulos, e teve uma versão encadernada em 6 volumes. A trama é focada em Issamu Minami e se passa em um mundo num cenário apocalíptico. Será publicado no Brasil em 3 volumes.

A série de TV, que fez sucesso no Brasil pela extinta Rede Manchete, foi uma adaptação desse mangá e teve um rumo próprio, após alterações na pré-produção e também durante a exibição nas manhã de domingo da emissora japonesa TBS. Atualmente, Black está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video (saiba mais aqui).


Fonte: NewPOP


Sobre Kamen Rider Black

Imagem: Kamen Rider Black lutando contra um dinossauro.

Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.

Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power RangersVR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.