A Sony divulgou nesta manhã (26) os jogos que farão parte da PlayStation Plus no próximo mês, e a versão de Final Fantasy VII Remake para PlayStation 4 foi revelada como parte do catálogo gratuito do serviço junto de outros títulos ocidentais.

A reimaginação de um dos principais games da franquia da Square Enix ficará disponível para download na semana que vem, a partir do dia 2 de março (terça-feira), e poderá ser resgatado sem custos adicionais aos assinantes até 5 de abril. A aquisição é permanente e o jogo poderá ser baixado e jogado a qualquer momento, enquanto houver uma assinatura ativa.

Imagem: Os jogos mensais da PSPlus de março, incluindo o FFVII Remake.

Divulgação: Sony/PlayStation.

Lançado no ano passado, o game recebeu diversos elogios e prêmios da crítica especializada, e já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro. O remake, no entanto, não narra a história completa do jogo original, e foca somente na primeira parte, mais especificamente nos eventos que ocorrem em Midgar. A Square Enix já comentou que pretende lançar e dividir a continuação do remake de FF VII em outras partes.

No State of Play exibido ontem (25), a Sony também anunciou uma versão do RPG com o subtítulo “Intergrade” para PlayStation 5, trazendo melhorias gráficas e mais conteúdos; portanto, vale lembrar que a versão que será disponibilizada na Plus é apenas do PS4 — que também não é compatível com o upgrade digital para PS5.

Só poderá fazer essa atualização de versão quem já possui uma cópia original comprada de Final Fantasy VII Remake para PS4.


Fonte: PlayStation Blog


Final Fantasy é uma franquia multimídia e uma das séries de RPG mais populares mundialmente. Publicado e desenvolvida pela então Square (cuja filial americana se chamaria SquareSoft), o primeiro título foi lançado em 1987, desenvolvido por Hironobu Sakaguchi logo após a fundação da empresa em 1986 (embora ela existisse, em parte, desde 1983 como divisão da Den-Yu-Sha). Os elogios da crítica e o sucesso comercial do primeiro FF geraram inúmeras sequências e outros produtos, incluindo filmes, séries de animê e mangás.

Como a história de Final Fantasy (1987) não foi criada para ter uma continuação, Final Fantasy II (1988) foi o primeiro jogo sem locais ou personagens de seu antecessor. Isto acabou se repetindo nos títulos posteriores, tornando-se uma característica da franquia. Cada jogo principal conta com uma história própria, com um novo elenco de personagens e mundos diferentes, embora os jogos compartilhem alguns elementos em comuns, caracterizando a franquia, cujas vendas ao redor do mundo já ultrapassaram 140 milhões de cópias, considerando todos os títulos.

Entre 1987 e fevereiro de 2003, a Square lançou 11 jogos da franquia principal de Final Fantasy e 13″spin-offs”, como Mystic Quest (1992) e Chronicles (2001).  Em abril de 2003, a empresa se fundiu com a Enix, conhecida por Dragon Quest, dando origem à Square Enix. Atualmente, a “linha principal” conta com 15 títulos. Em março de 2020, uma enquete da NHK ranqueou os jogos favoritos dos japoneses, com Final Fantasy X (2001) ficando na primeira posição.