Kikai Sentai Zenkaiger estreia no domingo que vem lá no Japão. Antes da chegada da 45ª série Super Sentai, vamos (re)visitar Hyakujuu Sentai Gaoranger vs. Super Sentai (de 2001), o primeiro filme que homenageou todas as equipes, até aquele momento. ♪Gao! Gao! Gāāa!!


Primeiros crossovers

Imagem: JAKQ e Gorengers.

JAKQ vs. Gorenger, o primeiro crossover dos esquadrões coloridos | Foto: Divulgação/Toei

Antes da gente falar sobre o filme, vale citar que tivemos outros encontros que rolaram antes na franquia.

O primeiro deles foi no distante ano de 1978, em JAKQ vs. Gorenger. Como já expliquei aqui, Himitsu Sentai Gorenger (1975) e JAKQ Dengekitai (1977) são criações do saudoso Shotaro Ishinomori (o pai dos Kamen Riders) e não foram feitos para formarem a franquia Super Sentai.

Historicamente falando, Battle Fever J (1979) era a primeira série, Denshi Sentai Denziman (1980) a segunda e Taiyou Sentai Sun Vulcan (1981) a terceira. Esta última consolidou o formato que é adotado até hoje.

Gorenger e JAKQ só foram incluídos oficialmente na franquia a partir de 1995, com a estreia de Choriki Sentai Ohranger. A ocasião antecipou o 20º aniversário de Super Sentai (coisa que só aconteceria mesmo em 1999, caso não houvesse tal mudança).

Imagem: Crossover com Turborangers.

Turboranger e seus 10 antecessores na Pedreira da Toei | Foto: Reprodução

O segundo crossover (o primeiro ainda na época) aconteceu em 25 de fevereiro de 1989, na estreia de Kousoku Sentai Turboranger, a série que celebrou os 10 anos da franquia. O primeiro episódio era um fanservice básico que reuniu todas as 11 equipes existentes até então: Battle Fever J, Denziman, Sun Vulcan, Goggle Five, Dynaman, Bioman, Changeman, Flashman, Maskman, Liveman e Turboranger.

Durante a reunião de todos esses heróis na mítica Pedreira da Toei, contra a Tribo Bouma, um resumo de cada série vai ao ar com arquivos de cenas dos clássicos de outrora. A estreia termina com o cliffhanger, servindo como uma “passagem de bastão” para o então novo esquadrão.

Curiosamente, a estreia de Turboranger estava originalmente programada para 18 de fevereiro. Mas devido a morte do Imperador Hirohito em 7 de janeiro de 1989 e a posse de seu filho Akihito ao trono no dia seguinte, as exibições das séries tokusatsu Cybercop, Kamen Rider Black RX, os episódios finais de Jiraiya e Liveman e as estreias de Jiban e Chukana Paipai! sofreram atraso de uma semana cada.

Ah, um parêntese: O primeiro episódio de Turboranger ainda é erroneamente chamado de “episódio zero” por alguns fãs brasileiros. Tanto é que esse é o primeiro de um total de 51 episódios (como consta, por exemplo, na lista do DVD oficial da série). A trama principal de Turboranger começa, de fato, no segundo episódio.

Imagem: Rangers vermelhos em 'Super Sentai World'.

Super Sentai World, apenas um filme de verão e nada mais | Foto: Divulgação/Toei

Um novo encontro aconteceria em 1994, com o curta-metragem em 3D chamado Super Sentai World. Lá aconteceu um breve encontro de Fiveman, Jetman, Zyuranger, Dairanger e Kakuranger, que se uniram contra o Imperador Daidas e seu exército (curiosamente, com alguns monstros vistos em Turboranger).

Super Sentai World foi lançado junto com os curtas Kamen Rider World (crossover entre ZO e J) e Toei Hero Daishugo (crossover entre Janperson e Blue SWAT).

Mas ainda era pouco e até então não havia nada de tão grandioso assim. A Toei demorou mais um pouquinho até finalmente lançar o primeiro crossover de duas séries Super Sentai.

Chōriki Sentai Ohranger: Ole vs. Kakuranger foi lançado direto-para-vídeo em 8 de março de 1996 – duas semanas depois do fim da série de TV. O sucesso rendeu mais crossovers nesse formato que até hoje acontecem ano após ano. O próximo já está confirmado: Kiramager vs. Ryusoulger estreia nos cinemas japoneses em 29 de abril (saiba mais aqui).

Entre os “versus”, se destaca um filme que pegou a carona da celebração de 25 anos da franquia. Ou melhor, com a exibição da 25º série Super Sentai.


O espírito dos super esquadrões

Imagem: Gaoranger e Dream Sentai.

O Esquadrão das Cem Feras Gaoranger e os veteranos que formaram o Dream Sentai | Foto: Divulgação/Toei

Tudo parecia ser mais uma típica luta do quinteto Gaoranger contra a tribo demoníaca Org, até que os chifres da dupla de duques ogros Tsue Tsue e Yabaiba ficam dourados, de repente. O mesmo acontece com os soldados Orgettes.

Os vilões ficam mais poderosos, graças ao terrível Rakushaasa, um duque ogro que estava adormecido por vários anos. A força de Rakushaasa foi capaz de anular o espírito de luta de três do heróis e derrotá-los. Apenas Gao Red continua lutando incansavelmente, caindo numa ilusão e enfrentando monstros destruídos anteriormente. Os outros heróis ficam com a fé abalada e são rejeitados pelos seus próprios G-Phones, que vão para diferentes locais (e bem sugestivos para os fãs da franquia).

Imagem: Rakushaasa.

O ogro caído Rakushaasa | Divulgação/Toei

Assim, Sae Taiga/Gao White se encontra com Miku Imamura, a Mega Pink de Megaranger (1997). Soutaro Ushigome/Gao Black conhece Gouki, o Ginga Blue de Gingaman (1998). Kai Samesu/Gao Blue conhece Daimon Tatsumi, o Go Yellow de Go Go V (1999). E Gaku Washio/Gao Yellow presencia o veterano Yusuke Amamiya se transformar em Red Falcon, de Liveman (1988), para expulsar os Orgs que invadiram o túmulo de seus entes queridos.

Enquanto Kakeru Shishi/Gao Red enfrentava sozinho o exército de Orgs, os demais tiveram que aprender com os veteranos, com seus próprios estilos, sobre o trabalho em equipe, coragem e determinação.

Sae conhece a arte dos disfarces, dominada por algumas guerreiras de Super Sentai. Soutaro ouve falar da incrível força que alguns heróis tinham. Kai aprende sobre técnicas especiais. E Gaku passa a dominar seu medo de morrer e erguer sua espada com a mesma bravura de alguns de seus antecessores.

Com a renovação do espírito de luta dos quatro novatos, surge também, em grande estilo (como tem que ser) Sokichi Banba, o Big One de JAKQ (1977). Os cinco veteranos formam o Dream Sentai para ajudar Gaoranger na batalha decisiva contra Rakushaasa.

O grande clímax se dá com a reunião de todos os heróis vermelhos com seus respectivos veículos/mechas numa batalha espetacular.


A equipe dos sonhos

Imagem: Elenco de 'Gaoranger vs. Super Sentai'.

O encontro de duas gerações | Foto: Reprodução/Toei

Mesmo que o espectador tenha assistido poucas séries da franquia, pode assistir Gaoranger vs. Super Sentai tranquilamente e sem se preocupar tanto com a cronologia. O mesmo vale para algum marinheiro de primeira viagem que quer embarcar na mitologia dos heróis multicoloridos. A trama isolada tem como foco os conceitos, elementos e a essência dos super esquadrões. Tudo com boas pitadas de valores e ensinamentos sobre perseverança.

Flashback é o que não falta no filme. Apesar de algumas cenas terem trechos das suas respectivas BGMs originais por cima das músicas que tocam na hora, é impossível não tirar os olhos da tela ao ver os arquivos das grandes batalhas travadas em mais de um quarto de século.

Mami Hagashiyama (Miku Imamura/Mega Pink), Shoei (Gouki/Ginga Blue) e Kenji Shibata (Daimon Tatsumi/Go Yellow) eram os atores mais jovens que formaram o Dream Sentai. Os destaques ficaram para os veteranos Daisuke Shima (Yusuke Amamiya/Red Falcon) e Hiroshi Miyauchi (Sokichi Banba/Big One), que ainda estavam em plena forma.

Imagem: O ator Hiroshi Miyauchi.

Após 23 anos, Hiroshi Miyauchi voltava à pele de Sokichi Banda, o líder da Tropa Relâmpago JAKQ | Foto: Reprodução/Toei

Miyauchi, que, inclusive, é conhecido no Brasil como o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain, já interpretou heróis como Kamen Rider V3, Kaiketsu Zubat, além do Ao Ranger em Gorenger.

Ah, se você tiver olhos bem treinados (como diria o Professor Phenomenus em Power Rangers no Espaço) vai notar cenas reaproveitadas de dois personagens interpretados por Miyauchi nas séries Super Sentai.

Gaoranger vs. Super Sentai foi lançado direto-para-vídeo em 10 de agosto de 2001. A quantidade de heróis reunidos foi ultrapassada em 2011 com o filme Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle (2011). Além do tema de abertura de Gaoranger, cantada por Yukio Yamagata, o filme reaproveitou canções de Sun Vulcan, Dynaman, Bioman, Liveman, Turboranger, Fiveman e Carranger.

E como tema de encerramento, os veteranos Ichiro Mizuki e Mitsuko Horie formaram um dueto na música “Moero! Super Sentai Tamashi!!“, que apresentou todos as 25 equipes.

Depois de quase 20 anos, Gaoranger vs. Super Sentai ainda é um ótimo filme a ser apreciado em tempos de comemoração da franquia. Toda aquela aura nostálgica faz muita falta nas séries mais recentes (embora muitas sejam bem legais). E é até bom relembrar esse clássico para ver que quase nada havia inovado até então.


Bônus: Eternamente Vermelho

Imagem: Cena de 'Eternamente Vermelho'.

Os 10 Rangers do clássico episódio Eternamente Vermelho | Foto: Divulgação/Hasbro

Sem dúvida alguma, Gaoranger vs. Super Sentai inspirou a antiga Saban Entertainment a criar um episódio comemorativo de 10 anos de Power Rangers. O conceito era parecido com o filme (embora não tivesse nenhuma cena de ação reaproveitada), só que colocando 10 Rangers Vermelhos em ação.

Dirigido pelo grande Koichi Sakamoto (o mesmo de Ultraman Geed e da série de filmes Space Squad), Eternamente Vermelho (Forever Red) foi o 34º episódio de Power Rangers Força Animal (Power Rangers Wild Force, 2002) e o primeiro a celebrar um aniversário da franquia nipo-americana.

Na trama, Cole, o Ranger Vermelho da temporada, é recrutado para uma missão especial onde ele se encontra com seus antecessores. Os Cinco Generais, liderados por Venjix, pretendem reerguer o Império das Máquinas, outrora comandado pelo Rei Mondo e sua família (em Power Rangers Zeo). A ambição também tem como objetivo despertar o Senpertera (o Zord dragão de Lord Zedd em Mighty Morphin), que se esconde na Lua.

Astros como Jason David Frank (Tommy), Austin St. John (Jason) e até mesmo Paul Schrier (Bulk) e Jason Narvy (Skull) retornaram com seus respectivos papéis de origem. Steve Cardenas (Rocky) e David Bacon (Aurico) foram os únicos atores de Ranger Vermelho a não participarem da homenagem. Este último foi substituído por Christopher Gleen, que apenas emprestou a voz ao líder dos Alien Rangers.

A versão brasileira realizada pelo saudoso estúdio Herbert Richers teve alguns erros, como a menção de Tommy ser o primeiro Ranger Vermelho e Jason com a voz de Tommy, quando transformado. Bizarrices à parte, foi legal ver o episódio com a maioria dos dubladores originais.

Ué, não conheço vocês de algum lugar? 🤔 | Foto: Divulgação/Hasbro

O que pouca gente deve saber é que na versão em inglês os Cinco Generais tiveram as vozes de atores veteranos de Power Rangers. Venjix teve a voz de Archie Kao (Kai/Ranger Azul em Galáxia Perdida), Gerrok foi interpretado por Walter Jones (Zack/Ranger Preto em Mighty Morphin), Tezzla por Catherine Sutherland (Kat/Ranger Rosa em Mighty Morphin, Zeo e Turbo), Steelon pelo dublador e produtor Scott Page-Pagter e Automon pelo dublador e diretor David Walsh.

E, não menos importante , os trajes dos generais são reciclagens de personagens de Big Bad Beetleborgs e Beetleborgs Metalix (ou se preferir: B-Fighter e B-Fighter Kabuto, respectivamente).

Curiosamente, Eternamente Vermelho teve quatro roteiros, incluindo um que foi assinado por Sakamoto e dois por Amit Bhaumik, que teve um destes aprovado. O episódio teria uma versão estendida, mas várias cenas foram limadas e a Saban acabou mantendo a duração padrão de 20 minutos (desconsiderando intervalos comerciais).

Bem que Eternamente Vermelho merecia um “Sakamoto’s Cut” pelas mãos da Hasbro, não é mesmo? Com certeza a nostalgia seria elevada à 10ª potência.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.