A quem acompanha o reality show musical The Voice+, a terceira fase da competição começa neste domingo (14), com a volta de artistas da música brasileira que fizeram sucesso entre as décadas de 60 e 90. Dentre os oito finalistas, está Ronaldo Barcellos.

O compositor e sambista carioca de 67 anos é nada menos que um dos cantores nacionais de série tokusatsu como Lion Man, Jiban e Jiraiya, trazida pra cá pela extinta distribuidora Top Tape. Quanto a Jiraiya, ele não interpretava as aberturas e encerramentos na TV, mas cantou diversas músicas dos dois LPs da séries.

Barcellos irá competir com os artistas Dudu França, Claudya, José Mariano, Leila Maria, Vera do Canto e Mello, Yeda Maranhão e Zé Alexandre. Todos eles, inclusive, já passaram dos 60 anos de idade.

Nascido em Caxias no dia 20 de maio de 1953, Ronaldo Barcellos trabalhou com grandes nomes da música brasileira. Entre eles: Tim Maia, Lulu Santos, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Simone, Sandra de Sá, Alcione e especialmente Gilberto Gil.

Ele é uma pessoa que tenho como um ‘pai musical’, uma pessoa com quem aprendi muito, não só na música, mas também pela vida, pela noção de negritude. O Gil me deu muita esperança como negro, como músico, aprendi muita coisa trabalhando com ele“, conta Barcellos para o site GShow sobre o cantor baiano, que é sua grande inspiração até hoje.

Barcellos foi compositor de sucessos como “Amor Verdadeiro” de Tim Maia, “Cilada” do Grupo Molejo e o clássico “Feliz Aniversário“, o grande sucesso da banda Ronaldo & Os Barcellos, formado por ele e seus filhos, que ficou no topo das paradas no distante ano de 1998.

The Voice+ vai ao ar neste domingo, a partir das 14h20, na Globo.

Agradecimentos ao leitor Marcio pela dica.

ATUALIZAÇÃO:

Foram corrigidas informações referentes à participação de Barcellos nas músicas de Jiraiya. Agradecemos pelos comentários apontando erros na matéria original, alertando sobre erros contidos no próprio LP lançado pela TopTape.

Última atualização em 14 de março de 2021, às 19h16.

Fontes: Extra e GShow