Um terremoto de magnitude estimada em 4.6 ocorreu hoje (14) na região de Wakayama, em Kansai, no Japão, interrompendo a programação do canal geral da NHK para cobertura jornalística do evento, ocorrido por volta das 12h25 no horário de Brasília (0h25 do dia 15 no Japão).

Com isso, o episódio 73 de Ataque dos Titãs (Attack on Titan, Shingeki no Kyojin) saiu do ar antes de ser exibido por completo. O perfil oficial da série soltou o seguinte comunicado no Twitter, em tradução livre:

“O episódio 73, “Violência”, foi interrompido na NHK Geral devido a um terremoto em Wakayama. Informaremos futuramente sobre retransmissões assim que decidirmos.”

Réplicas podem ocorrer ao longo da semana, mas não foi emitido nenhum alerta para tsunami. A rede de comunicação também não parece ter sofrido grande impacto e não há registro de vítimas até o momento. Os trens seguem programados para funcionar normalmente.

A Crunchyroll e a Funimation já anunciaram que a transmissão será adiada em seus serviços, ainda não há previsão de quando o episódio vai ao ar novamente. Agradecemos ao leitor Leonardo pela informação e deixamos aqui nossos votos para o bem-estar da população afetada pelo tremor.

ATUALIZAÇÃO

O episódio foi confirmado para a próxima semana, segundo informe da NHK, na madrugada de domingo para segunda (dia 22), contando com exibição dupla. No horário oficial do Japão e em tradução livre fica:

  • 0h10: “Violência” (episódio 73);
  • 0h34: “Única Salvação” (episódio 74).
Atualizado pela última vez no dia 15 de março, às 10h06.

06Fontes: Comic Book, NHK, JMA Bousai, woowolfwp


Titã e Eren, em cena de 'Shingeki no Kyojin'

Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi criado como mangá por Hajime Isayama em 2009, nas páginas da Bessatsu Shonen Magazine. Os capítulos reúnem até o momento 33 volumes encadernados, com publicação no Brasil pela Panini – que também trouxe os spinoffs da franquia Ataque dos Titãs: Antes da Queda e Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos.

O animê surgiu em 2013, pelo WIT Studio, tornando-se um sucesso mundial. Conta a história de um mundo distópico onde a humanidade vive isolada por muros, buscando a sobrevivência contra os “titãs”, criaturas enormes que se alimentam dos homens. A nova temporada estreou no último domingo e ficou por conta do estúdio Mappa.

Atualmente, Attack on Titan tem exibição na TV aberta brasileira pela Loading, de segunda a sexta às 20h30, dentro do bloco Funimation TV. A 4ª e última temporada estreou por streaming no último domingo na Crunchyroll, que exibe os episódios legendados simultaneamente com o Japão. Pouco depois, os episódios também chegam à plataforma da Funimation (legendados, mas uma dublagem já foi prometida para sair em breve), que também traz as temporadas anteriores com opção de dublagem em português.

Dois longas-metragens em live-action, produzidos em 2015, foram exibidos em sessões restritas em cinemas do Brasil em 2018 e atualmente estão disponíveis na Netflix. Três filmes compilatórios que resumem as duas primeiras temporadas do animê também chegarão de maneira oficial por aqui até o fim do mês, no Amazon Prime Video. Saiba mais em nossas críticas aqui e aqui.