A gravadora GeekMusik reuniu diversos artistas do chamado “rap nerd” brasileiro (músicas de rap com referências a elementos da cultura nerd) para lançar a música Acústico Geek. Estão dentro do projeto Felícia Rock, Jag, Marck, MHRAP, Sidney Scaccio e Takeru.

Pode-se perceber referências clara a séries como Naruto, Dragon Ball e Death Note. O mesmo grupo já se reuniu antes, em dezembro do ano passado, para a música Akatsuki Gang. A chamada “música geek” vem crescendo no Brasil, ganhando visibilidade principalmente pelo YouTube.

A gravadora GeekMusik, cujo CEO é Alexandre Duncan, foi criada justamente com o intuito de profissionalizar esses jovens artistas.

Importante notar, no entanto, que “música geek” ou “música nerd” não é bem um estilo musical, é um termo geral englobando diversos tipos diferentes de música, cujo ponto em comum são as referências ao mundo nerd.

O fenômeno existe pelo menos desde os anos 1950, com a filk music nos EUA, feita por fãs misturando folk e ficção científica. Um nome talvez conhecido é Jonathan Coulton, compositor dos temas de encerramento dos jogos Portal e Portal 2.

Com a popularização dos animês desde a década de 1990 por aqui, começam a aparecer artistas trazendo referências ao heróis japoneses por terem crescido consumindo esse tipo de produto.


Fonte: Portal PopLine