ATUALIZAÇÃO (17/03 – 19h45 – Por: Larc): Conforme constatado, a notícia publicada mais cedo no JBox não é verídica, se tratando apenas de uma fake news criada por algum individuo disposto a prestar um desserviço aos fãs do mundo inteiro. Optamos por atualizar a notícia, já que a mesma traz muitas informações corretas e verídicas sobre o gênero Metal Hero.


Supostamente em sua página no Facebook, Motoi Sasaki, o diretor executivo da TV Asahi, disse nesta terça (16) que a emissora japonesa estaria negociando a volta da produção das séries Metal Hero em 2022, ano em que Gavan completa 40 anos de sua estreia.

Tradução livre:

Boa noite a todos.
Após 23 anos de extinção em 1998, estamos em negociações para retornar à franquia Metal Hero em 2022!
Também estamos conversando com atores que já estão fazendo história na TV e atores da nova geração!
Haverá novidades em breve…

NOTA: A extinção das séries Metal Hero na TV aconteceu, de fato, em 24 de janeiro de 1999, quando foi ao ar o último episódio de Tetsuwan Tantei Robotack.

Imagem: Sharivan, Shaider e Gavan.

Da esq. p/dir.: os Policiais do Espaço Sharivan, Shaider e Gavan | Divulgação/Toei

Em 5 de março de 1982, a TV Asahi exibiu o primeiro episódio de Uchuu Keiji Gavan, indo ao ar semanalmente nas noites de sexta, das 19h30 às 20h. O sucesso rendeu uma continuação chamada Sharivan – O Guardião do Espaço (Uchuu Keiji Sharivan), em 1983. Fechando a trilogia dos Policiais do Espaço, em 1984 foi ao ar Uchuu Keiji Shaider.

Nesse período, a Toei Company preparou outros projetos para substituir a trilogia em 1985. A Toei acabou decidindo por aproveitar elementos que deram certo em Gavan, Sharivan e Shaider numa série que não teve ligação com seus antecessores. Surgia então O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion). Encerrando a era dos heróis do espaço, chegava em 1986 a série Guerreiro Dimensional Spielvan (Jikuu Senshi Spielvan).

A faixa dos heróis metálicos permeou por outros temas com a chegada as séries Metalder – O Homem Máquina (Choujinki Metalder, 1987), Jiraiya – O Incrível Ninja (Sekai Ninja Sen Jiraiya, 1988) e Jiban – O Policial de Aço (Kidou Keiji Jiban, 1989).

Imagem: Fire e Solbraver.

Fire e Solbraver, os líderes de Winspector e Solbrain | Foto: Divulgação/Toei

Em seguida, surgia a trilogia Rescue Police, com as séries Esquadrão Especial Winspector (Tokkei Winspector, 1990), Super Equipe de Resgate Solbrain (Tokkyu Shirei Solbrain, 1991) e Tokusou Exceedraft (1992).

Em 1993 e 1994, foram lançadas as séries policiais Tokusou Robo Janperson e Blue SWAT, respectivamente. Seguidas da duologia Juukou B-Fighter (1995) e B-Fighter Kabuto (1996).

As duas últimas séries da franquia Metal Hero foram B-Robo Kabutack (1997) e Tetsuwan Tantei Robotack (1998), desta vez com uma pegada muito mais infantil, destoando de seus antecessores.

Vale citar que, curiosamente, o termo Metal Hero não existia durante as exibições dessas 17 séries. Ele foi criado por fãs e adotado anos mais tarde pela própria Toei, por questões de conveniência.

Em 31 de janeiro de 1999, a faixa dos heróis metálicos foi ocupada pela primeira obra póstuma do mangaká Shotaro Ishinmori: Moero! Robocon, uma releitura do clássico Ganbare!! Robocon (1974~77). Em 2000, estreava Kamen Rider Kuuga, dando início à fase dos motoqueiros mascarados que continua no ar desde então.

Nos EUA, a antiga Saban Entertainment aproveitou o sucesso de Power Rangers para criar sua própria versão de Metal Hero com VR Troopers (1994~96). A série adaptou Metalder, Spielvan e Shaider. Logo após o cancelamento de VR Troopers, a Saban criou Beetleborgs, que adaptou B-Fighter e B-Fighter Kabuto.

Para celebrar os 30 anos do primeiro Policial do Espaço, a Toei lançou em janeiro de 2012 o filme Gokaiger vs. Gavan, o primeiro crossover entre um Super Sentai e um Metal Hero. Em outubro do mesmo ano, o primeiro filme solo de Gavan estreou nos cinemas japoneses, introduzindo Gavan Type-G. Dois novos alter egos de Sharivan e Shaider foram apresentados na trama.

Imagem: Heróis de metal em Kyuranger VS Space Squad.

A nova geração de Jiraiya, Gavan e Shaider em Kyuranger vs. Space Squad | Foto: Divulgação/Toei

A nova geração dos Policiais do Espaço se reuniu mais uma vez em 2013, no filme Kamen Rider × Super Sentai × Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z. Em 2014, a Toei lançava a duologia Uchuu Keiji NEXT GENERATION, com aventuras próprias dos novos Sharivan e Shaider.

Em junho de 2017, a Toei deu início à série de filmes Space Squad, com a proposta de reunir vários heróis das franquias Metal Hero e Super Sentai. Os dois filmes lançados na ocasião foram Girls in Trouble: Space Squad Episode Zero e Space Squad: Gavan vs. Dekaranger. Neste último filme, por exemplo, heróis como Jaspion, Jiraiya e Jiban apareceram brevemente. Em 2018, Kyuranger vsSpace Squad introduziu um novo – e coadjuvante – Jiraiya que formou um trio com Gavan Type-G e Shaider.


No Brasil

Jaspion foi a primeira série Metal Hero no Brasil | Foto: Divulgação/Toei

Sendo a primeira série Metal Hero a passar no Brasil, Jaspion embarcou por aqui em 1987, junto com Changeman e o animê Comando Dolbuck, através de fitas VHS distribuídas pela extinta Everest Video. A série estreou na extinta Rede Manchete na tarde de 22 de fevereiro de 1988, como atração do Clube da Criança, apresentado por Angélica.

Pegando carona do sucesso dos heróis japoneses, outras distribuidoras licenciaram séries tokusatsu, incluindo alguns heróis metálicos. Nesse auge, Jiraiya e Jiban estrearam na Manchete em 1989 e 1990, respectivamente. Metalder e Sharivan estrearam na Bandeirantes (atual Band) em 1990. No mesmo ano estreava Shaider na Gazeta.

Em 1991, a Globo transmitia Gavan (com o título Space Cop). No mesmo ano, a Manchete exibia Spielvan (rebatizado com o estranho nome de “Jaspion 2“).

As últimas duas séries da franquia no Brasil foram Winspector e Solbrain, distribuídas pela extinta Tikara Filmes (outrora Everest Video) e exibidas pela Manchete a partir de 1994 e 1995, respectivamente.

Entre 2009 e 2011, a trinca Jaspion, Jiraiya e Jiban ganhou lançamentos em DVD pela Focus Filmes. Atualmente essas séries são licenciadas pela Sato Company.

Algumas séries Metal Hero podem ser conferidas no canal Toei Tokusatsu World Offcial. Os dois primeiros episódios de cada série possuem legendas em inglês – com tradução automática em português nas configurações do YouTube.


Fonte: Motoi Sasaki via Facebook