A polícia da prefeitura de Chiba, no Japão, anunciou hoje (26) que está investigando um homem de 53 anos por gravar ilegalmente o filme Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba –  The Movie: Mugen Train. O homem é acusado de violar as Leis de Direitos Autorais do Japão e o Ato de Prevenção a Gravações não Autorizadas de Filmes.

Tudo aconteceu no cinema Kesei Rosa 10, localizado no bairro de Chuuou-ku, quando um outro espectador do filme acionou a polícia. Para a polícia, o suspeito alegou já ter visto o filme e que agora estaria gravando apenas as “partes legais” para rever depois e que não intencionava disponibilizar a gravação, que tinha duração de 30 minutos, na internet ou gerar lucros com ela. No Japão, as penas para esse tipo de crime são até 10 anos de reclusão ou multa de até 10 milhões de ienes (R$522.173,00), podendo em alguns casos ser ambas.

Este foi o primeiro caso envolvendo o filme, que se tornou a maior bilheteria de um filme animê na história e que deve ser exibido em breve no Brasil.

Para saber mais sobre o tema, recomendamos as leituras de nossa matéria falando sobre as novas leis de direitos autorais no Japão e a conversa que tivemos com a antropóloga Andressa Soilo, doutora e mestra da UFRGS e especialista no assunto. Também convidamos a ouvir a primeira edição do nosso podcast, sobre pirataria no mercado de animês e mangás.

No Brasil, pirataria também é crime, com penas variando entre 3 meses e 4 anos de reclusão, além de multa, mas as ações tendem a focar em quem lucra com esse tipo de material.


Fonte: ANN


Imagem: Arte promocional de Kimetsu.

Produzido pelo ufotable e com distribuição pela AniplexDemon Slayer: Kimetsu no Yaiba –  The Movie: Mugen Train estreou em 16 de outubro de 2020 no Japão, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. O longa será exibido nos EUA em 2021 em uma parceria da Aniplex com a Funimation – quem sabe ele acabe chegando por aqui. A história é uma continuação direta da primeira temporada do animê, exibido oficialmente no Brasil pela Crunchyroll e que está disponível com dublagem na Funimation.

Baseado no mangá de Koyoharu Gotouge, publicado na Shonen Jump entre 2016 e 2020, com 23 volumes encadernados no total, a trama se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.

O filme bateu inúmeros recordes principalmente no Japão e uma nova temporada do animê, que dá sequência à história, já foi confirmada.