Após as acusações de plágio, o projeto TOKYO BABYLON 2021 foi suspenso e terá produção recomeçada do zero. Segundo comunicado, foram encontrados plágios em mais materiais, além dos conhecidos publicamente.

Alegando falta de confiança entre as partes, a produção resolveu suspender tudo que estava em andamento e recomeçar o projeto com uma estrutura totalmente nova. Não foi informado exatamente no que consiste essa mudança, se há possibilidade da animação ir para outro estúdio, se toda a equipe será renovada, etc, mas é o que parece ficar entendido.

A obra está/estava no estúdio GoHands. Como o projeto foi cancelado para depois ser reiniciado, as redes sociais também serão desativadas.

Entenda o caso

Quando pôsteres e ilustrações promocionais do animê começaram a sair, fãs notaram similaridades entre Hokuto Sumeragi, a irmã do protagonista, e uma imagem promocional do grupo de kpop Red Velvet. Também havia semelhanças inegáveis entre o protagonista Subaru e um boneco da marca Volks.

Dada a repercussão, o comitê de produção admitiu que os processos não foram seguidos corretamente, pedindo desculpas pelo erro, além de anunciar a criação um comitê específico para lidar com questões de direitos autorais – provavelmente foi esse comitê que identificou novos plágios. Todos os materiais promocionais da série divulgados até então foram retirados do ar e a estreia acabou adiada.


Fonte: Tokyo Babylon


Subaru Sumeragi sorrindo em arte de 1991.

Tokyo Babylon é uma obra do CLAMP originalmente publicada de 1990 a 1993 na revista Wings, da editora Shinshokan, com 7 volumes compilados. A JBC publicou a obra no Brasil em 2005, seguindo o mesmo formato da edição japonesa. Entre 1992 e 1994, foram lançados 2 episódios OVA inspirados na série, produzidos pelo estúdio Madhouse.

A história conta sobre Hokuto e Subaru, da família Sumeragi, e Seishirou Sakurazuka. Subaru vai se tornar o futuro chefe da família, praticante de onmyoudou, sendo um mago poderoso. Ele vive, temporariamente, em Tóquio com sua irmã gêmea Hokuto, onde resolve vários casos misteriosos. Seishirou, veterinário e amigo dos dois, passa a ajudar Subaru a cumprir suas tarefas.

Como o irmão acaba tendo muitas dificuldades em Tóquio, Hokuto espera que, se ele tiver sentimentos por Seishirou, ele conseguiria lidar melhor com tudo. A obra é conhecida pelo final trágico, ao qual o mangá X/1999 dá sequência.