A empresa japonesa BIGWEST e a empresa americana Harmony Gold USA assinaram, em 1º de março, um acordo referente aos direitos mundiais de Macross e Robotech. Para quem não sabe, a franquia Robotech foi criada a partir da edição de 3 séries diferentes: Macross, Southern Cross e MOSPEADA, os direitos foram cedidos pela Tatsunoko para a Harmony Gold, que então criou a produção.

O problema é que Macross não é somente da Tatsukono, a Bigwest também é dona da série e, aparentemente, não foi envolvida na negociação de direitos para a Harmony. Por isso, diversas disputas judiciais começaram referentes às duas franquias.

O acordo agora acerta a distribuição mundial da maioria das sequências e filmes de Macross e garante que a Bigwest não fará oposição ao lançamento no Japão de um live-action de Robotech, produzido pela Harmony. A empresa americana também está autorizada a utilizar 41 personagens de Macross na sua franquia, inclusive para vender bonecos internacionalmente (exceto no Japão) e ambas corporações trabalharão juntas na distribuição das franquias.

Ainda nebuloso, o lançamento das produções de Macross será melhor detalhado futuramente, mas já abre possibilidade de novas séries chegarem por aqui legalmente, caso seja do interesse das donas das licenças.

No Brasil, o transgênico Robotech foi exibido pela Globo e Locomotion. A versão original de Macross passou rapidamente pela Record e CNT/Gazeta com o nome Guerra das Galáxias.

Macross Plus foi exibido em 1999 pelo canal Multishow, dividido em 6 episódios. A animação foi produzida no Japão em 1994, lançada por lá como um OVA de 4 episódios e ganhando posteriormente um filme em 1995.

Agradecimentos ao leitor José Marcel pela dica.


Fonte: Macross e Forbes