Imagem: Robô RX-78-2 de 'Gundam Seed'.

Criador de ‘Gundam’ pretende “esmagar” ‘Demon Slayer’ e ‘Evangelion’

Yoshiyuki Tomino, criador de ‘Gundam’, possui um espírito competitivo com relação a outras franquias famosas, como ‘Kimetsu no Yaiba’ e ‘Evangelion’.

Em uma entrevista recente para a TV Asahi, Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam, acabou fazendo um comentário sobre Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e Evangelion, duas franquias atualmente em alta no Japão. Sem papas na língua, Tomino disse “enquanto viver, não tenho nenuhm problema em dizer ‘vou esmagar Kimetsu’ ou ‘vou esmagar Eva'”.

Apesar de forte, o comentário não é necessariamente por um julgamento moral das obras. Aparentemente, é mais relacionado com a competição em fazer o maior sucesso, pois ele complementa: “Se não pensar assim, você não vai seguir na indústria de animês depois dos 80 anos” – idade que o diretor completa em novembro. Trechos da entrevista podem ser vistos neste fio.

Tomino não dirige uma série para TV desde Reconguista in G (2014), mas, talvez, esteja pensando em voltar ao ramo. Diferente das obras de Hayao Miyazaki, diretor que já soltou diversos comentários deixando a entender não se importar muito com fãs de animês, Gundam compete com outros animês pelos fãs, então a rivalidade talvez seja um tanto natural (mas Tomino também “compete” com Miyazaki).

A animação original de Gundam está disponível na Crunchyroll, que conta com diversas outras da franquia, e uma série dublada chega em breve pela Loading. A Netflix possui alguns poucos títulos em seu catálogo e está envolvida em um filme live-action com a Legendary e a Sunrise.


Fonte: SoraNews


Mobile Suit Gundam

Kido Senshi Gandamu

Imagem: O robô Mobile Suit Gundam.

A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980. Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, aproveitando as cenas originais, mas mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e ficaram oficialmente disponíveis no canal Gundam Info por um tempo.

O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.

A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.

Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.

Publicidade
close