A partir deste sábado (24), a plataforma japonesa de streaming Toei Tokusatsu Fan Club vai disponibilizar a primeira temporada completa de Mighty Morphin Power Rangers. A versão contará com a dublagem que foi transmitida originalmente pela TV japonesa nos anos 90. Os primeiros 40 episódios (de um total de 52) da segunda temporada serão adicionados na plataforma a partir de maio.

Inicialmente, a TV Asahi – mesma emissora que exibe as séries Super Sentai – transmitiu Mighty Morphin Power Rangers nas madrugadas de quarta para quinta, da 1h40 às 2h10 da manhã, isso entre 4 de outubro de 1995 e 37 de março de 1996. O horário foi escolhido para não interferir no desenvolvimento das séries Super Sentai.

A partir de 6 de abril de 1996, Power Rangers passou a ser transmitido nas manhãs de sábado, das 6h às 6h30, ficando na programação da TV Asahi até 21 de setembro. Após 48 episódios, a série foi substituída pelo animê Gundam X, que já estava em exibição na TV Asahi nos finais de tarde de sexta-feira e migrou para as manhãs de sábado.

Os episódios 49 ao 100 (até o 40 da segunda temporada) foram exibidos de janeiro a julho de 1999 pelo canal pago Super Channel (atual Super! Drama TV).

Curiosamente, as atrizes Machiko Soga (in memorian; Aracnin Morgana em Jiraiya) e Ami Kawai (Marshall em Jiban), que interpretaram as vilãs Bandora e Lamy, respectivamente, em Kyoryu Sentai Zyuranger (a série Super Sentai que deu origem aos Power Rangers), emprestaram suas vozes para suas contrapartes americanas – Rita Repulsa e Scorpina.


Fonte: Toei Tokusatsu Fan Club


Power Rangers

Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.

A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.

No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, nos extintos canais pagos Fox Kids e Jetix, na Nickelodeon e atualmente no Cartoon Network e na Loading, com a exibição de Power Rangers Morfagem Feroz.