Há pouco tempo, usuários do PlayStation começaram a receber e-mails da Sony comunicando a decisão da empresa em encerrar as lojas virtuais (a PlayStation Store) no PS3 e PS Vita, e todas as funcionalidades de compra restantes no PSP (que já teve a loja encerrada anteriormente em 2016), tornando portanto, impossível comprar conteúdos digitais, incluindo jogos e DLCs para estes consoles após um período determinado.

A loja do PlayStation 3 seria fechada mais cedo, no dia 2 de julho; enquanto no PS Vita, o desligamento seria feito em 27 de agosto de 2021. A partir de então, só ainda seria possível comprar algum título destas plataformas na versão de mídia física — mas a maioria já se encontra esgotada.

Agora, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan volta atrás (em partes) e comunica em nota publicada no blog do PlayStation que os jogadores poderão continuar comprando jogos de PS3 e PS Vita.

“Ficou claro que tomamos uma decisão equivocada. Portanto, hoje, tenho a satisfação de comunicar que manteremos a PlayStation Store operacional para os dispositivos PS3 e PS Vita”, explica Ryan. “Inicialmente, quando tomamos a decisão de encerrar o suporte de compras para PS3 e PS Vita, consideramos vários fatores, incluindo os desafios de dar suporte comercial para dispositivos mais antigos e nossa capacidade de concentrar mais recursos em dispositivos mais novos, os quais a maioria dos jogadores estava utilizando. Vemos agora que muitos de vocês estão incrivelmente entusiasmados com a possibilidade de continuar a comprar jogos clássicos de PS3 e PS Vita no futuro próximo, então fico feliz por termos encontrado uma solução para continuar as operações.”

Acredita-se que esta mudança de planos tenha sido motivada pela recepção negativa dos usuários do PlayStation, que eram contra o fechamento da PlayStation Store nestes dispositivos.

No entanto, a decisão de acabar com as opções de compra que ainda estão disponíveis no PSP continuam conforme planejado. A partir de 2 de julho de 2021, qualquer transação financeira por meio deste portátil estará desativada.


Fonte: PlayStation Blog