O site oficial de Macross foi atualizado com a informação de que a empresa japonesa BigWest ficou responsável pela distribuição mundial de tudo produzido a partir de 1987. Isso inclui o filme de Macross Delta, atualmente em produção, e materiais que futuramente surgirem.

O licenciamento é para tudo da franquia: animês, games, brinquedos, merchandising, apresentações e qualquer outro conteúdo da série a partir de 1987. A empresa criou um Twitter e canal no YouTube oficial para “seu pedaço” da franquia.

Presume-se então que as produções de 1982, 1983 e 1984 estejam com a empresa americana Harmony Gold, ou em algum modelo misto. A BigWest postou já um vídeo de The Super Dimension Fortress Macross: Flash Back 2012 (1987), disponível supostamente por tempo limitado no canal:

Esse é um complemento à nota postada há alguns dias informando um acordo entre a empresa e a Harmony. Macross passou anos em meio a disputas judiciais referentes a quem possui os direitos de distribuição pois a Tatsunoko cedeu direitos à Harmony sem autorização da BigWest, que também era dona da franquia.

Com a Harmony utilizando a série, junto com outras duas, para criar o Robotech, as duas franquias passaram a ser alvos de questionamento pela BigWest.

No Brasil, o transgênico Robotech (junção americana de Macross, Mospeada e Southern Cross) foi exibido pela Globo e Locomotion. A versão original de Macross passou rapidamente pela Record e CNT/Gazeta com o nome Guerra das Galáxias.

Macross Plus foi exibido em 1999 pelo canal Multishow, dividido em 6 episódios. A animação foi produzida no Japão em 1994, lançada por lá como um OVA de 4 episódios e ganhando posteriormente um filme em 1995.


Fonte: Macross