A saga de Poseidon de Cavaleiros do Zodíaco encontra-se atualmente disponível nos streamings da Claro, o NOW e Claro Vídeo, com uma dublagem um tanto… curiosa. A série pode ser assistida apenas dublada e o 1º episódio contém o áudio da extinta Gota Mágica, incluindo a abertura mais famosa da época da Rede Manchete, mas com encerramento “Blue Dream” pelo Che Leal, e prévia dos episódios seguintes em japonês.
Além disso tudo, a imagem promocional da série é do filme do Abel:

A temporada pode ser assistida pelos assinantes do serviços mediante pagamento. Os streamings também estão oferecendo os filmes Prólogo do Céu (2004) dublado, e A Lenda do Santuário (2014) aparentemente legendado para aluguel .
O JBox não conseguiu averiguar como a Claro adquire os conteúdos e também não há informações sobre o licenciante. Sendo assim, não é possível determinar quem teria oferecido as séries para os catálogos, pois, até onde se sabe, a dublagem da Gota Mágica não é mais comercializada pela Toei Animation.
Além disso, o filme Prólogo do Céu é dificilmente encontrado em serviços digitais no Brasil e internacionalmente, com o conjunto da obra levantando questões sobre a origem desses materiais.
Contudo, o caso da dublagem pode ser apenas um engano do material enviado pela Toei pois, segundo o CavZodíaco, o último episódio está disponível com a redublagem da Álamo. O Prólogo do Céu poderia ser simplesmente o caso do longa ter sido licenciado pela empresa.
Os 4 filmes produzidos na década de 1980, Abel, Éris, Durval e Lúcifer – difíceis de encontrar em streamings e VOD –, estão disponíveis pelo iTunes. O de Abel contém a versão Gota Mágica mas, nesse caso, a dublagem está lá oficialmente.
ATUALIZAÇÃO:
Em contato com o JBox, Mário Lúcio de Freitas, proprietário do extinto estúdio Gota Mágica, alegou não ter sido informado sobre a presença dessa versão no streaming da Claro.
Atualizado pela última vez às 16h10 de 26 de abril de 2021.
Fonte: Now e Claro Vídeo
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll e a Netflix também disponibilizam a série por streaming, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.
Há 3 histórias extras (Episode Zero, Origin e Destiny) publicadas pelo Kurumada entre 2017 e 2019 na revista Champion RED, detalhando eventos até então não aprofundados, como a fuga do Aiolos e a história de Saga e Kanon. Elas não estão, por enquanto, compiladas em encadernados.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (todos da Conrad), Next Dimension , Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP vai relançar Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; a novel Golden Age e o mangá isekai Dark Wing. Um quadrinho francês oficial chega em 2022.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecida pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Confira também
