Super Campeões (Captain Tsubasa) ganhou uma linha de produtos de futebol produzidos pela Adidas, disponíveis no site da empresa, com bolas de campo e praia e luvas de goleiro – essas últimas são infantis. Pela busca do site não dá para encontrar, mas há ainda ao menos um modelo de camiseta e um de calça. No site britânico, os produtos são encontrados com mais facilidade.

Em 2019 e 2020, a marca lançou, respectivamente, uma bola da Copa do Mundo de Clubes 2019 e uma bola olímpica oficial que seria utilizada nas Olímpiadas de Tóquio 2020, antes do adiamento. Não se sabe se essa última ainda tem chance de aparecer em 2021. De qualquer modo, as bola estão na loja e os outros produtos devem ser uma continuidade dessas ações.

Também é possível encontrar os materiais em outras lojas, como Centauro e Netshoes.


Fonte: Adidas


Imagem: Tsubasa e Misaki no mangá original.

A série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.

O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (além de render várias continuações e spin-offs). Os arcos da trama estão nos mangás Captain Tsubasa, Captain Tsubasa: World Youth, Captain Tsubasa: Road to 2002, Captain Tsubasa: Golden 23, Captain Tsubasa: Kaigai Gekito e Captain Tsubasa: Rising Sun, atualmente terminando.

A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019).

No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video, além de ter tido dois episódios disponíveis nos voo da LATAM, no serviço LATAM Play, por pouco de tempo.