Conforme divulgado, a Netflix estreou hoje (29) 6 episódios correspondentes à primeira temporada de Yasuke, com trama inspirada no primeiro samurai africano do qual existe registro histórico. A animação conta com opção dublada, produzida pelo estúdio Som de Vera Cruz, com direção e adaptação de Erick Bougleux, tradução por Murillo Maldonado. Não há informações sobre a mixagem.

Na versão brasileira, Yasuke é interpretado por Duda Ribeiro, dublador de Kurama em Yu Yu Hakusho.

Imagem: Screenshot de 'Yasuke' na Netflix.

Clique na imagem para acessar a série. | Reprodução.

A animação ficou por conta do estúdio MAPPA, o mesmo de Jujutsu Kaisen, com direção de LeSean Thomas (Cannon Busters). Apesar de utilizar a figura histórica como ponto de partida, a trama toma liberdades artísticas, trazendo uma boa dose de ficção.

No mundo real, Yasuke teria chegado ao Japão século XVI, quando as missões jesuítas portuguesas chegaram ao país, junto com o missionário Alessandro Valignano. O rapaz seria originário de Moçambique, logo despertando a atenção do povo local. Os historiadores discutem se ele seria um escravo, um cristão livre, ou alguma outra possibilidade.

Com Oda Nobunaga interessado na unificação das províncias japonesas e na cultura europeia, Yasuke desenvolveu uma amizade que lhe transformou posteriormente em um importante samurai. Relatos diziam que ele tinha 1,82m de altura (muito superior à média japonesa), com a força “equivalente a 10 homens”. Após a morte de Nobunaga, acabou expulso do país e não se sabe mais nada sobre ele.

Em maio de 2019, foi anunciada uma produção live-action estrelada por Chadwick Boseman (Pantera Negra), que infelizmente veio a falecer em 2020, antes do projeto caminhar.


Fonte: Netflix