Enquanto planeja uma expansão de Kamen Rider para fora do Japão, a Toei aposta numa comemoração restrita para o Japão das séries Super Sentai, uma vez que os direitos da franquia por aqui pertencem à Hasbro. Kikai Sentai Zenkaiger estreou em março passado e é uma série que se esforça para marcar os 45 anos dos heróis multicoloridos, apesar da pegada infantiloide. Não dá pra esperar algo muito inteligente com um enredo assim.

Nos dois últimos domingos de março, a série ganhou um spin-off de dois episódios intitulado Kikai Sentai Zenkaiger: Zenkai Red Great Introduction. A trama se passa em algum momento após a formação do quinteto no episódio 4 da série de TV. E já começa com a seguinte provocação: por que Zenkaizer, o líder de Zenkaiger, não é um líder da cor vermelha?


Tal pergunta martelou a mente de Kaito Goshikida por causa de um sonho que ele teve com os heróis vermelhos de Super Sentai. Fazendo jus à premissa sobre realidade paralela, também foi citado que as equipes são de diferentes mundos. Ok, não espere nenhuma explicação sobre isso (agora), pois é assunto para outra ocasião.

Imagem: Os Zenkaigers vermelhos e branco.

Qualquer semelhança é mera coincidência (ou não) | Foto: Divulgação/Toei

De repente, durante uma luta contra os Kudakk, os soldados rasos de Tojitendo, Zenkaizer sofre uma tontura e erra seus tiros e até acerta contra alguns de seus companheiros. Prestes a ser encurralado, o herói da cor branca é salvo pelo misterioso Zenkai Red, cujo o alter ego é um humano e aparece prometendo criar uma “verdadeira” formação de Zenkaiger.

Arrogante, Zenkai Red possui uma Geartlinger, de origem desconhecida, capaz de se tornar numa poderosa espada de fogo. Foi só o novo herói aparecer que os Kikainoides acabam se tornando humanos e sequer conseguem se transformar em Zenkaiger.

Pra complicar a situação toda, aparece o vilão Normal Warumono World, uma recriação de Super Warumono World, aquele que aparece no filme de Zenkaiger, que serviu como prólogo da série. Ele se diz ser de um mundo “normal” onde, oriundo da amargura dos vilões que não podem se agigantar.

Bem, visualmente ele continua sendo uma espécie de quimera dos grandes chefões que apareceram em toda a trajetória da franquia (repare bem a mascara do Monarca La Deus e o olho do Mozu na testa dele, por exemplo).

Todos esses eventos não acontecem por acaso, pois são parte de um duelo desafiado por Normal Warumono World, com muita formalidade, inclusive. É o desejo dos vilões.

Zenkaiger: Zenkai Red Great Introduction tenta fugir dos excessos de humor da série de TV e tem lá uns bons momentos. Zenkai Red (seu nome verdadeiro é desconhecido) é um líder de Super Sentai que faz falta ultimamente. Kaito é imaturo, não tem bravura, enquanto sua contraparte é destemida. Se Zenkai Red fosse mesmo o líder, boa parte da comédia pastelão nem existiria na série.

Imagem: Magine segurando uma "arma" tecnológica.

A atriz Sachika Niita como a versão humana de Magine | Foto: Reprodução/Toei

Ah, ver a forma humana da Magine mostrou como faz falta uma atriz – de carne e osso – na série desse ano. Kiramager ainda está fresco na memória do público e os fãs mal conseguem se esquecer das heroínas Sena e Sayo, além da vilã Yodonna.

Falando em Magine, a versão humana de Juran tem um traje que serviu como homenagem ao Geki, o Tyranno Ranger de Zyuranger, por motivos óbvios.

A minissérie ainda conta com uma breve participação da atriz Satomi Hirose, interpretando a Ninja White Tsuruhime de Kakuranger. A heroína aparece ao lado de heróis brancos e vermelhos de Super Sentai. Pra citar: ao lado dela estão Big One (de JAKQ), Battle Japan (de Battle Fever J), Red Falcon (de Liveman), Bouken Red (de Boukenger), Shishi Red Orion (de Kyuranger) e Patren 1-go (de Lupiranger VS Patranger). Foi apenas pra dar uma força ao pobre garoto inseguro de seu papel como líder.

Imagem: Satomi Hirose como Tsurihime e outros "rangers" brancos de diversos sentais.

A volta de Tsuruhime e mais alguns líderes (brancos e vermelhos) de Super Sentai | Foto: Reprodução/Toei

Uma pena que a Toei não chamou Hiroshi Miyauchi desta vez para interpretar Sokichi Banba, o alter ego de Big One. Mas vale destacar que o herói teve a voz de Tomokazu Seki (o mesmo dublador do Momotaros em Kamen Rider Den-O), que também interpretou Normal Warumono World.

Zenkaiger: Zenkai Red Great Introduction é um spin-off, digamos, imaginário (só assistindo pra entender o que isso significa). Não fará diferença para a série de TV, mas chega a ser algo positivo para esse novo conjunto da obra. Ao menos serviu para mostrar elementos que a própria série de TV poderia adotar. Talvez seria bem melhor.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.