A ansiedade tomou conta do planeta, desde o último dia 27 de abril, quando a Netflix realizou o anúncio mundial do lançamento dos filmes Sailor Moon Eternal em sua plataforma no próximo dia 3 de junho.

Conforme divulgado pelo JBox, a versão brasileira já foi produzida e para a alegria dos fãs, conseguimos averiguar mais informações sobre este lançamento.

No processo de dublagem, a Toei Animation avaliou vários testes de voz e optou pela maior parte do elenco mais conhecido no Brasil – o da BKS, que dublou 4 das 5 temporadas do animê antigo. É importante frisar que existiu, por parte dos envolvidos no Brasil, uma grande preocupação por conta da importância do animê e das discussões em torno das dublagens. Mas a decisão final sempre cabe aos clientes. 

Mas temos uma grande surpresa: para homenagear os fãs da primeira dublagem, haverá uma participação mais que especial de Marli Bortoletto (a voz de Sailor Moon na versão da Manchete) em algum momento dos filmes, ainda não revelado.

A direção de dublagem dos filmes ficou a cargo de Flora Paulita, diretora da versão brasileira de Pilotos de Dragão: Hisone to Masotan, também disponível na Netflix.

Abaixo, seguem os nomes apurados por nós.  Notem que mesmo algumas vozes do estúdio BKS foram atualizadas, como a da Sailor Urano e da Rainha Neherenia. Não temos ainda informações se os nomes utilizados serão os japoneses, americanos ou adaptados, mas Ágatha Paulita confirmou em seu Instagram o uso do nome Usagi, indicando uma possível manutenção dos nomes japoneses.

Imagem: Ágatha Paulita como Serena.

Imagem: César Marchetti como Tuxedo Mask.

Imagem: Úrsula Bezerra como ChibiUsa.

Imagem: Diego Lima como Hélios.

Imagem: Lúcia Helena como Nehellenia.

}Imagem: dubladora melissa garcia como sailor mercúrio

dubladora denise reis como sailor marte

dubladora Fernanda Bullara como Sailor Jupiter

dubladora priscila concepcion como sailor venus

dubladora rita almeida como sailor plutao

dubladora adriana pissardini como sailor urano

dubladora marcia regina como sailor netuno

dubladora fatima noya como sailor saturno

 

  • Luna (Lua): Márcia Gomes (BKS);
  • Artémis: Carlos Silveira (BKS);
  • Zircônia: Zayra Zordan;
  • Diana: Mariana Zink;
  • ParaPara: Bruna Matta;
  • CereCere: Letícia Quinto (BKS);
  • JunJun: Luciana Baroli (BKS);
  • VesVes: Isabel de Sá (BKS);
  • FishEye (Olho de Peixe): Marcelo Campos (BKS);
  • TigerEye (Olho de Tigre): Tatá Guarnieri (BKS);
  • Hawk’sEye (Olho de Águia): Vagner Fagundes (BKS);
  • Phobos: Tati Keplmair;
  • Demus: Samira Fernandes;
  • Xênu: Michel di Fiori;
  • Zênu: Silas Borges.

Sailor Moon Eternal dá sequência à série Sailor Moon Crystal, cuja última temporada foi exibida em 2016 e está disponível na Crunchyroll. O remake, animado pelo estúdio Deen com produção da Toei, segue a trama do mangá de forma mais fiel. No Japão, o primeiro filme estreou em 8 de janeiro e ficou entre os 10 filmes mais assistidos naquele final de semana. Já o segundo, estreou em 11 de fevereiro.


Imagem: As Sailor Moon na versão dos anos 1990.

Sailor Moon foi criado como um mangá por Naoko Takeuchi no final de 1991, nas páginas da revista japonesa Nakayoshi, sendo finalizado em 1997 (originalmente com 18 volumes). Em 1992, virou uma série animada pela Toei Animation, encerrada em 1997.

Na história, Serena Tsukino (Usagi Tsukino) é uma estudante de 14 anos, chorona e que não vai muito bem na escola. Um dia ela se encontra com uma gata falante e recebe poderes para se transformar em Sailor Moon, uma heroína que luta pela justiça. Outras Sailors, com poderes inspirados nos planetas do sistema solar, juntam-se com o tempo, formando uma equipe de guerreiras.

A série estreou no Brasil em 1996, pela extinta Rede Manchete. Retornou à TV em 2000, pelo Cartoon Network, a partir da temporada Sailor Moon R. Todas as fases seguintes, nomeadas como SSuper S e Stars, foram exibidas pela emissora paga. Sailor Moon R também teve uma rápida passagem pela TV Record, sendo exibido dentro do infantil Eliana & Alegria. Alguns episódios das fases R e S foram lançados em DVD, enquanto a primeira temporada teve alguns episódios lançados em VHS.

Após mais de 10 anos de negociação, a Editora JBC publicou o mangá original por aqui a partir de 2014. Foi usada como base uma reedição fechada em 12 volumes. A empresa também lançou os 2 volumes de Sailor Moon: Short Stories e de Sailor V, história que deu origem a Sailor Moon.

Em 2014, a Toei Animation produziu Sailor Moon Crystal, um remake animado mais próximo à história do mangá. A série foi exibida por aqui via Crunchyroll, com legendas em português.