A Pluto TV pegou os fãs de tokusatsu de surpresa. Na noite desta terça (4), a plataforma de streaming anunciou Ultraman Orb no catálogo on demand. Os 25 episódios da série de 2016 deverão estar disponíveis a partir deste sábado, 8 de maio.

A série tokusatsu de 2016 marcou as comemorações do cinquentenário de Ultraman e conta a saga de um misterioso guerreiro Ultra que assume identidade humana como Gai Kurenai, o andarilho do pôr do sol. Na Terra, Gai investiga aparições de monstros gigantes que surgem no Japão. Por outro lado, somos apresentados à improvisada equipe SSP (Something Search People), formada pela bela Naomi Yumeno e seus assistentes, a SSP também investiga tais fenômenos.

Com seu Orb Ring, Gai se transforma em Ultraman Orb, inicialmente assumindo as formas Spacium Zeperion (com os poderes de Ultraman e Ultraman Tiga), Burnmite (com os poderes de Taro e Mebius), Hurricane Slash (com os poderes de Jack e Zero) e mais tarde como Thunder Breaster (com os poderes de Zoffy e Ultraman Belial). Seu rival é Jugglus Juggler, que também possui um Orb Ring com poderes sombrios. Gai e a equipe da SSP também contam com a ajuda do oficial Ittetsu Shibukawa, do esquadrão VTL (Versatile Tactical Leader), que é tio de Naomi.

Ultraman Orb teve 25 episódios exibidos na TV Tokyo entre julho e dezembro de 2016, com exibição (quase) simultânea via streaming pela Crunchyroll (onde esteve disponível até março passado). De dezembro de 2016 a março de 2017, o Amazon Prime Video japonês lançou episódios de Ultraman Orb: The Origin Saga. Ainda inédita no Brasil, a série exclusiva da plataforma mostrou a origem de Gai e de Juggler. No Brasil, ainda é possível assistir Ultraman Orb no catálogo do Prime Video, com áudio original e legendas em português.

Os destaques do elenco da série original são o ator Hideo Ishiguro (Gai), que anteriormente havia interpretado o vilão Kai em Kamen Rider Den-O, e a ex-atriz e ex-modelo Miyabi Matsuura (Naomi), que viveu a Sailor Mercury em espetáculos musicais de Sailor Moon.

Tanto Orb quanto Orb: The Origin Saga estão incluídos no pacote de 10 séries Ultraman que farão parte da programação do canal Loading.


Fonte: Pluto TV


Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.