O filme Evangelion: 3.0+1.0: Thrice Upon A Time (ou Shin Evangelion Gekijō-ban :||), a última parte da tetralogia Rebuild of Evangelion, já acumulou 8,28 bilhões de ienes (406 milhões de reais) desde a estreia em 8 de março, ultrapassando Shin Godzilla, que acumulou 8,25 bilhões em seu lançamento – ou seja, é agora o filme de Hideaki Anno com o maior faturamento em bilheteria.

Logo na estreia, o filme vendeu meio milhão de ingressos, e já acumulou 3 bilhões de ienes na primeira semana. Ao final de março, já era a maior bilheteria da franquia. Vai deixando mais difícil o desafio de Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam, em “esmagar” Evangelion e também Kimetsu.

Confira um teaser:

3.0+1.0 Thrice Upon a Time estreou nos cinemas japoneses após uma série de adiamentos. Além da espera de anos, o longa lançaria ainda em junho do ano passado, mas foi adiado devido à COVID-19. Remarcado para janeiro deste ano, foi novamente reprogramado pelo mesmo motivo, e estreou em março.

Rebuild of Evangelion (Shin Evangelion Gekijouban, em tradução livre seria Filmes do Novo Evangelion) começou em 2007, com o lançamento de 1.0 You Are (not) Alone.O primeiro filme é quase idêntico à série original, mas, a partir do segundo, 2.0 You Can (not) Advance (2009), a história começou a mudar.

Os dois primeiros vieram para o Brasil em home-video pela Paris Filmes, ganhando versões em DVD, com o primeiro ainda tendo uma versão em Blu-ray. O terceiro filme, 3.0 You Can (Not) Redo (2012), permanece inédito de forma oficial por aqui.

Hideaki Anno, criador e diretor da franquia, curiosamente também aceitou dirigir o clipe da música-tema do filme, composta e interpretada pela famosa cantora Utada Hikaru.


Fonte: ANN


Neon Genesis Evagenlion

Shin Seiki Evangerion

Com 26 episódios produzidos pelo estúdio GAINAX, a série Neon Genesis Evangelion (Shin Seiki Evangelion) foi ao ar no Japão entre 1995 e 1996, adquirindo uma fama gigantesca por ter um “tom” bem diferente dos animês exibidos até então, sendo um marco naquela década e influenciando diversas obras.

Em 1997, foi lançado no Japão o filme Death & Rebirthque recapitula os 24 primeiros episódios em sua 1ª parte, seguindo com uma sequência de animação inédita em sua segunda parte. Essa segunda parte virou a primeira parte de outro filme, The End of Evangelion, também lançado no Japão em 1997, sendo um final alternativo à série de TV (saiba mais aqui).

Dirigida por Hideaki Anno, a trama pós-apocalíptica de Evangelion foca no personagem Shinji Ikari, um adolescente recrutado por seu próprio pai para ser o piloto de um EVA – um bio-robô gigante. Os EVAs, controlados pela organização NERV, são sempre movidos por adolescentes, como forma de combater ameaças alienígenas conhecidas como Angels, a fim de impedir outra catástrofe como a ocorrida na Terra há 15 anos, evento conhecido como o Segundo Impacto.

O animê estreou no Brasil em 1999 pelo extinto canal Locomotion, sendo reprisado anos mais tarde pelo também extinto Animax, com uma redublagem pela Álamo mantendo boa parte do elenco original. Atualmente, com uma 3ª dublagem (saiba mais aqui), está disponível pela Netflix.

Um mangá, produzido originalmente em paralelo com a animação, teve publicação iniciada pela Conrad e finalizada pela Editora JBC (com direito a lançamento simultâneo do último volume juntamente com o Japão).