O Strong, um “Museu Nacional da Jogatina”, localizado em Nova Iorque, incluiu Animal Crossing (2001) no Hall da Fama dos Videogames do Mundo (The World Video Game Hall of Fame®). O jogo saiu no Japão para o Nintendo 64 em abril de 2001, ganhando em dezembro do mesmo ano uma versão para o GameCube – essa chegou também às versões americana e europeia do console.

O Hall é para reconhecer jogos com grande influência na indústria ou na cultura popular. Segundo descrito, qualquer jogo pode ser indicado, mas a seleção passa por um comitê internacional composto por acadêmicos, jornalistas e outros indivíduos “familiarizados com a história dos videogames”.

Além do famoso jogo da Nintendo, também entraram neste ano Microsoft Flight Simulator (1982), StarCraft (1998), e Where in the World is Carmen Sandiego? (1985).

A franquia Animal Crossing ganhou grande destaque no ano passado devido à estrondosa estreia de Animal Crossing: New Horizons, que seguiu acumulando enormes números em vendas ao longo do ano, sendo o jogo mais vendido no Japão em 2020 e também responsável pelo 3º livro mais vendido do ano no país, atrás apenas, claro, de duas novels do imbatível Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba.


Fonte: The Strong


Personagens de 'Animal Crossing', incluindo a famosa Isabelle.

Os jogos de Animal Crossing são uma espécie de “simulador de vida”, nesta versão o jogador cria uma personagem e se muda para uma ilha (embora algumas novidades não tenham agradado muito). Como as mudanças têm custos, ele fica devendo para Tom Nook, um empresário que é basicamente o dono da ilha, a qual será expandida conforme o jogador cumprir alguns pedidos de Tom. Ao pagar uma dívida, o jogador pode pedir para expandir sua casa (e contrair uma dívida maior).

A ideia da franquia é explorar o mundo de diversas formas, fomentando o crescimento da sua cidadezinha. No jogo, é possível pescar, caçar insetos, coletar materiais, construir objetos, interagir com amigos, entre outros. O primeiro Animal Crossing foi lançado em 2001, para o Nintendo 64 e GameCube.