O canal oficial da Tsuburaya no YouTube começou nesta quinta (13) a exibição da série Ultraman Cosmos, que celebra 20 anos de sua estreia no Japão. O primeiro episódio já está disponível com legendas em inglês – tradução automática para português nas configurações da plataforma. Os lançamentos de cada episódio acontecerão semanalmente todas as terças e quintas, a partir das 6h da manhã (horário de Brasília).

Assista ao primeiro episódio:

https://www.youtube.com/watch?v=t5tWJya2CzY

Episódio 1 – Reunion with Light (Hikari to no Saikai)

Exibido no Japão em: 7 de julho de 2001
Dirigido por: Tsugumi Kitaura e Kazuo Sagawa
Escrito por: Shinsuke Onishi

 

Na infância, Musashi Haruno encontra um ser de luz chamado Ultraman Cosmos e eles se tornam amigos. Aos 19 anos, Musashi se torna membro da equipe anti-monstros EYES (Elite Young Expert Squad) e reencontra Cosmos. Ambos devem se unir em simbiose para enfrentar a fúria dos monstros gigantes causada pelo terrível Chaos Header. Diferentemente dos demais Ultras, que destroem monstros com violência, Cosmos resolve cada situação com um poder que torna as criaturas em seres pacíficos.

Essa mudança ocorreu devido à tendência de casos de violência entre o público jovem japonês da época. Por isso, Cosmos é conhecido como o herói mais gentil da franquia. A Tsuburaya decidiu que o visual do herói fosse predominantemente da cor azul para representar o amor pelo meio ambiente e pela paz. O conceito da série considera a guerra como algo moralmente injustificável. Ou seja, todos os casos teriam que ser resolvidos pelo caminho da paz.

A equipe anti-monstros EYES | Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman Cosmos é a série mais longa da franquia, totalizando 65 episódios. Foi ao ar nas noites de sábado pela emissora japonesa TBS, entre 7 de julho de 2001 e 28 de setembro de 2002. Musashi Haruno foi interpretado por Taiyo Sugiura. Curiosamente, em junho de 2002, a série foi interrompida após 49 episódios exibidos, porque Sugiura teve que prestar depoimento sobre um caso de extorsão e agressão.

Por falta de evidências, Cosmos retornou à TV depois de algumas semanas. Para compensar o tempo perdido, a TBS e a Tsuburaya resolveram retirar da programação os episódios 50, 52, 54, 56 e 58 (que foram lançados originalmente em DVD). Isso porque o animê Gundam SEED já estava negociado para entrar no lugar a partir de 5 de outubro de 2002.

A série rendeu 3 filmes próprios: Ultraman Cosmos: The First Contact (2001), Ultraman Cosmos 2: THE BLUE PLANET (2002), Ultraman Cosmos VS Ultraman Justice: THE FINAL BATTLE (2003). O herói também aparece nos filmes Mega Batalha na Galáxia Ultra, Ultraman Saga e Ultraman Ginga S – O Filme (os dois últimos estão disponíveis no Looke), além das minisséries Ultraman Orb: The Origin Saga (adquirida recentemente pelo canal Loading) e Ultra Galaxy Fight: The Absolute Conspiracy (atualmente disponível no canal da Tsuburaya no YouTube).

E vale aqui a menção ao ator Daisuke Shima, o Red Falcon do clássico Choujuu Sentai Liveman (série Super Sentai de 1988) que interpretou Harumitsu Hiura, o capitão da equipe EYES. Na mesma época, Shima havia reprisado seu papel em Liveman no filme Gaoranger vs. Super Sentai (2001).


Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.