A Miku Expo, marcada para 5 e 6 de junho (BRT), para o dia  ocorre em 2021 de forma online e gratuita. O evento ocorre na Twitch e no YouTube. Confira a programação das apresentações (no horário de Brasília), abertas a qualquer público (o show é o mesmo nos 3 horários, para permitir que fãs de diferentes fusos aproveitem):

  • 1º show: 05 de junho, às 22h;
  • 2º show: 06 de junho, às 5h;
  • 3º show: 06 de junho, às 9h.

No ano passado, a Crypton Future Media abriu uma campanha de financiamento para a Miku Expo 2021 Online, para conseguir fundos para montar uma apresentação com transmissão online global, batendo a meta em menos de um dia. Na época, não estava claro que o evento seria aberto e gratuito. Mais atrações podem ser conferidas no site oficial.

Um trailer do evento foi divulgado:

Normalmente, a Miku Expo roda diversas cidades de vários países – como uma turnê –, mas a pandemia de COVID-19 abriu caminho para um novo modelo de show este ano. Em 2020, uma parte dos shows ocorreu antes da pandemia, mas diversas apresentações da cantora foram canceladas.

Geralmente, esse evento traz músicas inéditas, além dos conhecidos hits da cantora virtual mais famosa do mundo. Além disso, com as novas tecnologias, a Miku consegue até falar e cantar na língua local da cidade onde está se apresentando – não sabemos se ela vai falar em várias línguas. Outras atrações, que geralmente ocorrem junto ao evento ou em comemoração a ele, também acontecem de forma online.

A turnê já passou por 30 cidades do mundo todo, com 68 shows e um público (somado) de 190 mil pessoas. Apesar do evento nunca ter vindo para o Brasil, já tivemos apresentações em formato pocket-show da cantora durante o Anime Friends. Um show da Miku pôde ser acompanhado daqui (mediante compra de ingresso) em novembro de 2020.

Em outras frentes, a personagem também está com uma animação encaminhada, além de uma figure em parceria com a franquia My Little Pony.

A cantora Hatsune Miku deriva do programa Vocaloid, um software de síntese de voz por meio do qual é possível compor vocais e letras para melodias. Além dela, há uma infinidade de outros personagens da marca. Ano passado, Lucas Silveira, do Fresno, lançou um álbum feito com o programa.


Fonte: Miku Expo