No terceiro dia de JBC Festa, a editora JBC anunciou, em parceria com o Fora do Plástico, a publicação de Buda, clássico de Osamu Tezuka. A obra chega ainda em 2021, provavelmente em agosto, em tradução inédita.

Ao lado de A Princesa e o Cavaleiro, cujo relançamento foi anunciado no primeiro dia de evento junto ao JBox, este será o segundo título do “Deus do mangá” a ser lançado pela editora da Vila Mariana.

Publicado pela primeira vez entre 1972 e 1983, pela japonesa Ushio Shuppan, o mangá shounen já esteve no Brasil entre 2005 e 2006, quando a Conrad lançou a edição completa em 14 volumes. Dessa vez, o título virá no formato JBC BIG, com cerca de 400 páginas por edição e um total de 8 volumes. As dimensões serão as mesmas de Ghost in the Shell, 17 x 24 cm, com periodicidade bimestral.

Daqueles mangás considerados essenciais na história dos quadrinhos, Buda ostenta a impressionante marca de 20 milhões de cópias em circulação, além de ter vencido o prêmio Eisner — o mais importante para hqs — em 2004 e 2005, na categoria “Melhor Publicação Estrangeira nos EUA”.

Imagem: Capa de Buda.

Divulgação.

A história também acabou ganhando adaptações para filme animado, em 2011 e em 2014, ambas com produção de Macoto Tezka, filho de Osamu Tezuka, numa colaboração entre o Tezuka Productions e a Toei Animation.

O enredo nos apresenta ao príncipe Siddartha, um jovem de saúde frágil que cresceu no luxo de Kapilavastu, aos pés das montanhas do Himalaia. Sua mãe Maya morrera quando ele tinha apenas sete dias de vida e, por isso, o recém-nascido é levado para viver com o tio. Aos 16 anos, o ainda jovem se casa com Yasodhara, com quem tem um filho, Rahula.

Mas é depois de vivenciar problemas como a pobreza, a fome e injustiças sociais, que Siddartha decide sair em busca de respostas para compreender o verdadeiro sentido da vida.


Fonte: Fora do Plástico


Anúncios da JBC Festa